quarta-feira, 27 de abril de 2011

Eleições 2012 em Catingueira: Nomes prováveis para disputa da sucessão municipal

Alguns nomes já se destacam em Catingueira como prováveis candidatos a sucessão do executivo municipal.O médico Odir Borges (PSL),atual vice prefeito da cidade; Wellington Pires (DEM) e José Peregrino Filho, Zé Bicudo,(PSB), são os mais comentados.

Dr. Odir, que é sobrinho do ex-prefeito Antônio Crizanto Dantas, teve sua candidatura indeferida em 1982 e foi derrotado em 1988 e 2004, aliou-se ao atual prefeito José Edvan Félix (PR) no último pleito eleitoral, quando foi eleito vice-prefeito no município. Sua candidatura foi lançada, quando ainda estava no curso da campanha de 2008. Quando aceitou ser o vice de Edvan, para ser o candidato da linha sucessória em 2012. Atualmente, tem grade expressão política e se destaca como o maior aglutinador de votos depois de Edvan  Félix; tomando como base as últimas eleições quando teve consecutivamente a segunda maior votação na transferência de votos aos Deputados Estadual e Federal.


Welington com os padres Elias e Fabrício

Wellington Pires é empresário no ramo automobilístico e funcionário do TRT-PB, nunca disputou uma eleição. Seu irmão, Rivelino Etson de Assis Pires, foi eleito o vice na chapa de Edvan Félix em seu primeiro mandato (2005-2008), mas faleceu em 2006 em um acidente de carro entre Patos e Santa Terezinha. Wellington vem despontando dentro do grupo de oposição e demonstrando o desejo em disputar as próximas eleições.


Zé Bicudo com Ricardo Coutinho
José Peregrino Pires, o Bicudo, é funcionário do TRT-PB, já foi vereador (1997-2000) e foi candidato a prefeito em Catingueira, disputando as eleições de 2008 contra Edvan Féix e Petrônio Fausto. Zé Bicudo tem toda uma tradição político-familiar; seu pai Genival Montenegro Pires, foi prefeito da cidade nos anos 70, sua mãe foi vereadora, e sua irmã também teve uma cadeira no legislativo.Já declarou com veemência sua vontade de concorrer novamente ao executivo catingueirense.

Outros nomes poderão surgir nesta lista, visto que o prefeito Edvan Félix (PR), vem fazendo suspense quanto ao nome que deseja apoiar para suceder sua gestão. Caso não cumpra o acordo com Dr. Odir, ainda não se tem definido nenhum nome, visto que ele não preparou ou não apresentou ninguém para sucedê-lo e por isso vem gerando tantas expectativas quanto ao possível candidato surpresa.


Outros nomes se destacam na política catingueirense e poderão formar chapas com algum dos nomes apresentados ou compor outras possíveis concorrências ao pleito.

Petrônio Fausto(PTB), que já disputou por duas vezes a prefeitura de Catingueir ( 2000 e 2008). Também tem um nome de tradição política no município, seu irmão João Fausto ( in memoria) foi ex-vereador no município sendo sucedido pelos seus filhos os vereadores João Fausto Neto Segundo (PTB) e Maria Helena Gomes Fausto(PSL), esta última aliada de Dr. Odir. Petrônio, em algumas declarações, deixa escapar seu desejo de ser prefeito na cidade, mas não colocou, ainda, efetivamente, seu nome para disputa do próximo ano.

 

Outro nome de expressividade no município é o da ex prefeita Zuila Pires (PMDB), que administrou o município de 1993 à 1996 e que não declarou, ainda, a pretensão de sua candidatura. Tem em seu genro Antônio Fernandes Brunet, sua principal representação na Câmara de Vereadores em Catingueira. Cogita-se a possibilidade de uma chapa encabeçada pelo candidato surpresa da situação com a aliança do grupo da ex prefeita, figurando na vaga de vice.

Nesta possível composição, a oposição passa a ter o nome do Dr. Odir como uma das opções para composição de chapa. E vai depender de uma articulação que possa resultar na união dos grupos oposicionistas para uma disputa eleitoral. Caso não haja esta união, Catingueira terá várias candidaturas, o que beneficiará o apadrinhado do prefeito Edvan Félix.


Blog Câmara em Foco com Catingueira Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário