segunda-feira, 27 de junho de 2011

Eleições 2012: Deputados estaduais definem pré-canditos à prefeito

A 15 meses e 13 dias das eleições municipais de 7 de outubro de 2012, os 36 deputados estaduais da Paraíba já estão com 70% dos seus pré-candidatos a prefeito definidos em suas bases eleitorais.


A preço de hoje, dos 36 deputados estaduais, 9 vão para a disputa em João Pessoa (Luciano Cartaxo e Aníbal Marcolino), Campina Grande (Daniella Ribeiro e Guilherme Almeida), Esperança (Arnaldo Monteiro), Barra de Santa Rosa (Edmilson Soares), Cabedelo (Trócolli Júnior), Sousa (André Gadelha e Conde (Branco Mendes).

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo (PSDB), disse que está trabalhando para eleger dez prefeitos nas próximas eleições.

Cauteloso, Ricardo Marcelo prefere não anunciar os nomes dos seus pré-candidatos, nem os municípios onde está atuando.

O vice-presidente da Assembleia, Edmilson Soares (PSB) está articulando candidaturas em vários municípios. Em João Pessoa, por exemplo, ele apoiará o projeto de reeleição do prefeito Luciano Agra, que é do seu partido.

Disse que só vai anunciar os nomes na hora exata. Mas na sua terra, a cidade de Belém, Ricardo Marcelo pode apoiar seu irmão, Tarcísio Marcelo, que já foi prefeito.

O deputado Arnaldo Monteiro (PSC) deve ser candidato em Esperança, sua terra natal e onde já foi prefeito.

Além de Esperança, Arnaldo está empenhado no sentido de eleger 11 prefeitos. Ele disse que alguns nomes já estão definidos.

Em Aroeiras, por exemplo, ele vai apoiar a reeleição do prefeito Gilseppe de Oliveira. Em Pilões, Arnaldo também vai apoiar a reeleição do prefeito Felix Antonio Menezes da Cunha, conhecido como Coca.

Arnaldo ainda vai apoiar candidatos em Serra Redonda, Alagoa Grande, Bananeiras, São José dos Cordeiros, São Sebastião de Lagoa de Roça, Lagoa Seca, Pocinhos, Areial e Umbuziero.

Em cinco desses municípios, Arnaldo vai apoiar ex-prefeitos: Carlito Pessoa (Umbuzeiro), Augusto Bezerra (Bananeiras), Hildo Régis Filho, conhecido como Boda (Alagoa Grande), Bola Coutinho (Lagoa Seca) e Verônica Andrade de Oliveira, conhecida como Linda (Serra Redonda).

Em Pocinhos, Arnaldo Monteiro apoiará Roberto Souto. Em São Sebastião de Lagoa de Roça, o candidato de Arnaldo será Marcone. Em São José dos Cordeiros, Arnaldo apoiará a candidatura de Dra. Luzia, assim como a de “Meda”, em Areial.

Trócolli dará apoio logístico

O deputado Trócolli Jínior (PMDB) disse que, mesmo sendo candidato a prefeito de Cabedelo, vai apoiar todos os prefeitos e ex-prefeitos que o apoiaram em 2010.

Citou os prefeitos de Salgado de São Félix (Adaurio Almeida), Cuité de Mamanguape (Isaurina dos Santos Meireles Filha), Barra de São Miguel (Luzinectt Teixeira Lopes), Sapé (João Clemente Neto, conhecido como João da Utilar), o ex-prefeito de Itabaiana (Antônio Carlos) e o candidato que será apoiado pelo prefeito de Cruz do Espírito Santo, Rafael Fernandes de Carvalho Junior. Lá, Rafael Fernandes e Trócolli apoiarão Biu do Bar.

“Vou dar apoio a todos os prefeitos e ex-prefeitos que me apoiaram em 2010. Terão meu apoio integral, apoio logístico e minha presença”, declarou Trócolli Júnior.

Ele disse que dará apoio, mesmo sendo candidato em Cabedelo, porque terá um sucessor de confiança na Assembleia Legislativa, caso ele seja eleito prefeito.

“Não posso deixar de indicar um sucessor para a campanha de 2014, porque tenho 20 anos ininterruptos de Legislativo. E quero ter um sucessor para dar continuidade ao meu trabalho. Será uma pessoa muito bem escolhida, que possa merecer minha confiança e represente bem a Paraíba na Assembleia Legislativa”, declarou o deputado.

Guarabira

O deputado Raniery Paulino (PMDB) terá candidatos competitivos em Guarabira, onde sua mãe, Fátima Paulino, está encerrando o segundo mandato de prefeita; em Rio Tinto, Itapororoca, Araçagi, Pirpirituba e Dona Inês, entre outros municípios.

Em Araçagi, Raniery apoiará a candidatura à reeleição do prefeito Onildo Câmara Filho. Em Dona Inês, ele apoiará o ex-prefeito Luiz José, ou seu filho, Sérgio.

Em Itapororoca, o candidato que terá o apoio de Raniery será o atual prefeito, Erilson Rodrigues. Em Rio Tinto, Pirpirituba e Guarabira, os nomes ainda não foram definidos.

Sindicalistas e pescadores na disputa

O deputado Anísio Maia (PT) vai apoiar 10 candidatos em sua base política. Segundo ele, todos têm reais condições de vitória. Disse que já tem nomes definidos em municípios como Baía da Traição (Wellington Rodrigues), Caraúbas (Pedro Correia), Sapé (Juscelino Miguel), Araçagi (Josué Benício), São José de Piranhas (Antônio Sousa), Marizópolis (Rodrigo Melo) e Coremas (Janderley de Saturno).

Segundo Anísio, os candidatos são geralmente vereadores, sindicalistas e presidentes de colônias de pescadores. “Já estamos dando total apoio aos nossos candidatos e vamos para a disputa com reais chances de vitória e com apoios e articulações políticas nos seus municípios”, declarou Anísio Maia. Segundo ele, o PT sairá fortalecido das próximas eleições e sua base será ainda mais fortalecida.

O deputado Gervásio Maia (PMDB) disse que ainda falta muito tempo para a campanha de 2012, mas ele já está definindo, juntamente com seus aliados, os nomes que vão disputar as prefeituras e cadeiras nas câmaras municipais nos mais de 15 municípios onde ele atua mais intensamente.

“Em primeiro lugar, estamos trabalhando na estruturação e no fortalecimento do PMDB nos municípios, para, a partir disso, iniciar as articulações para as candidaturas majoritárias (prefeito e vice) e proporcionais (vereador).

Municípios de Tião e Aldemir

Presidente estadual do PSL, o deputado Tião Gomes já definiu suas estratégias para a campanha eleitoral do próximo ano nos municipios onde tem atuação política. Em Areia, onde ele e a esposa, Ádria Perazzo, foram prefeitos, Tião já lançou o nome do seu  irmão, Paulo Móveis (PSL).

Em Solânea, o deputado enfrentará o grupo político liderado pelo ex-prefeito Beto Brasil e seu irmão, Alexandre Brasil, apoiando o atual prefeito, Francisco de Assis de Melo, conhecido como Dr. Chiquinho. Em Ingá, Tião Gomes estará com o prefeito Luiz Carlos Monteiro, conhecido como Lula.

Ele também apoiará candidatos em Cacimba de Dentro (Nobinho), Remígio (Marinaldo), Bananeiras (Pedro Cirne), Serraria (vereador Gilvan Costa), Borborema (ex-prefeito José Maranhão), Pirpirituba (Hugo Simões), Pilões (ex-prefeito Iremar Flor) e Pilõeszinhos (ex-prefeito Sandro Mendes).

José Aldemir

O deputado José Aldemir (DEM) apoiará candidatos em 23 municípios onde ele foi votado. Alguns nomes já estão definidos e trabalhando para a viabilização de suas candidaturas.

Em Cajazeiras, ele já fechou com o ex-prefeito Carlos Antônio e indicou o vereador e presidente da Câmara, Marcos Barros, para vice.

Em Poço José de Moura, a candidata apoiada por Aldemir será Aurileide Moura. Em São João do Rio do Peixe, ele lançará sua esposa, a médica Paula Francinete.

Ele também apoiará Damísio Mangueira em Triunfo; Emanuel Messias em Santa Helena; Alderi Caju, em Bonito de Santa Fé; o ex-prefeito Francisco Ricarte, conhecido como Bodin, em Cachoeira dos Índios.

Em São José de Piranhas, o deputado José Aldemir apoiará o vereador Judivan de Lima. Nos outros municípios de sua base, José Aldemir ainda está costurando os acordos para posterior definição dos nomes que serão apresentados como candidatos a prefeito.

Pesquisa será adotada por Chica Motta

A deputada Francisca Motta (PMDB) vai apoiar candidatos a prefeito em pelo menos 15 municípios: Patos, Quixaba, São José do Bonfim, Cacimba de Areia, Tavares, Condado, Teixeira, Imaculada, Água Branca, Coremas, Salgadinho, Passagem, Princesa Isabel, São José de Princesa e Manaíra.

Os nomes ainda não foram definidos. Como geralmente mais de uma liderança quer ingressar na disputa em cada município, a estratégia de Francisca Motta é apresentar o nome que melhor aparecer nas pesquisas. “O critério de escolha dos nossos candidatos será a realização de pesquisas”, disse Francisca Motta. “Não vamos impor nomes. Vamos optar pelo melhor colocado nas pesquisas, em comum acordo com todos os que pretendem disputar”, declarou. Segundo Francisca Motta, a pesquisa é um instrumento importante para a escolha de candidatos a prefeito.

Vituriano de Abreu

O deputado Vituriano de Abreu (PSC) vai apoiar candidatos em vários municípios do Sertão e até da região do Brejo. Pai do ex-prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu (que renunciou ao cargo no início de maio, alegando problemas de foro íntimo), Vituriano de Abreu disse que os nomes dos seus candidatos a prefeito estão sendo definidos em Cajazeiras, Bonito de Santa Fé, Carrapateira, Monte Horebe, São José de Piranhas, Serra Grande, Aguiar, entre outros municípios sertanejos.

Na região do Brejo, ele apoiará candidatos em Guarabira, Sapé e Pirpirituba. “Temos candidatos já definidos em alguns municípios, mas preferimos não anunciar os nomes agora. Em outros municípios, os pretensos candidatos estão trabalhando e quem se apresentar melhor, terá as candidaturas homologadas”, disse Vituriano de Abreu.

Frei Anastácio

O deputado Frei Anastácio (PT) disse que seu grupo político apoiará candidatos em vários municípios. Ele observou que está discutindo nas bases para definir os nomes que serão apresentados à avaliação do eleitorado na campanha do próximo ano. “Ainda não temos nomes definidos, mas vamos definir brevemente”, disse o deputado petista.

Segundo ele, as candidaturas do seu grupo político sairão dos movimentos sociais do campo e das cidades. Serão nomes ligados aos movimentos da Igreja, à Comissão Pastoral da Terra, ao Movimento dos Sem Terra, aos sindicatos e associações, entre outros segmentos.

Domiciano Cabral

O deputado Domiciano Cabral (DEM) quer contribuir para a eleição de candidatos em 8 a 10 municípios paraibanos. Alguns nomes, segundo ele, já foram definidos e estão trabalhando para a viabilização das candidaturas. Ele disse que, em Bayeux, será apresentado um nome novo. Preferiu não revelar quem será o candidato. Disse apenas que o nome está sendo trabalhado.

Em Santa Rita, ele vai apoiar a candidatura do vereador Adones Júnior. Segundo ele, Adones é jovem, competente e preparado. “Adones representa renovação. Santa Rita está precisando de sangue novo na administração municipal”, declarou Domiciano Cabral.  Ele também vai apoiar a candidatura do ex-prefeito Beto Brasil, no município de Solânea.

Domiciano ainda apoiará a candidatura à reeleição da prefeita de São José do Sabugi, Iracema Nelis de Araujo Dantas. Ele também apoiará a candidatura à reeleição do prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais. Em São Mamede, ele pretende apoiar a candidatura do ex-prefeito Dr. Chagas.

Disse que apoiará os ex-prefeitos Oswaldo Balduíno (Junco do Seridó), Achilles Leal (Mulungu) e Hercules Ribeiro (Pitimbu), caso eles sejam candidatos. Declarou que, em Cabedelo, está sendo estudado um nome competitivo para ter seu apoio.

 PB Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário