sexta-feira, 10 de junho de 2011

Planalto oficializa Ideli para vaga de Luiz Sérgio na articulação política

Atual ministra da Pesca ocupará pasta de Relações Institucionais.

O Palácio do Planalto anunciou por meio de nota oficial nesta sexta-feira (10) a troca de cargos entre os ministros das Relações Institucionais, Luiz Sérgio (PT-RJ), e da Pesca, Ideli Salvatti (PT-SC).

"A presidenta Dilma Rousseff convidou hoje a ex-senadora Ideli Salvatti para assumir a chefia da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O ministro Luiz Sérgio será o novo titular do Ministério da Pesca e Aquicultura. A presidenta dará posse aos ministros em suas novas funções na segunda-feira", diz a íntegra da nota, assinada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Após pressão de aliados por mudanças na articulação política do governo, a presidente Dilma Rousseff decidiu nomear Ideli Salvatti para a Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela relação do Planalto com os parlamentares.

A presidente deslocou Luiz Sérgio, que é deputado federal licenciado, para a pasta da Pesca, atual cargo da ex-senadora catarinense.

O cargo de chefe das Relações Institucionais começou a ser questionado pelos aliados logo depois da saída de Antonio Palocci da Casa Civil. Palocci, que deixou a função na última terça (7) em razão de reportagens sobre sua evolução patrimonial e suspeitas de tráfico de influência, era um dos principais articuladores.

Antes de pedir demissão nesta sexta, Luiz Sérgio chegou a desmentir, na quinta, por meio da sua página no microblog Twitter, que houvesse pedido demissão. Mais cedo, evitou comentar rumores sobre sua saída, dizendo que o momento era de silêncio.


Escolha de Ideli

A escolha de Ideli Salvatti para a pasta de Relações Institucionais é uma escolha pessoal da presidente. Assim como Gleisi Hoffmann, escolhida para substituir Antonio Palocci na Casa Civil, os partidos aliados não foram consultados a respeito da indicação da ex-ministra da Pesca para o cargo.

O PT, que não queria abrir mão da vaga, desejava que o novo ministro fosse um representante da Câmara - e não alguém ligado aos senadores, como aconteceu na Casa Civil.

Primeira mulher eleita ao Senado pelo estado de Santa Catarina, em 2002, Ideli, de 58 anos, chegou à liderança do PT no Senado, em 2006. Três anos depois, tornou-se líder do governo no Congresso. Ideli também foi deputada estadual por dois mandatos, de 1994 a 2002.

Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu o governo no Senado das acusações da oposição sobre o caso do mensalão.

Nas eleições de 2010, Ideli disputou o governo de Santa Catarina e ficou em terceiro lugar, atrás de Angela Amin (PP) e do governador eleito, Raimundo Colombo (DEM). Sem mandato, foi nomeada ministra da Pesca.


Histórico de Luiz Sérgio

Luiz Sérgio assumiu o cargo de articulador político no começo do governo Dilma. Deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro, o ex-ministro nasceu em Angra dos Reis, em 9 de abril de 1958.

Filho de lavrador, começou sua militância política em 1979, atuando na Ação Católica Operária e nas Comunidades Eclesiais de Base (Cebs). Nos anos 80, assinou a Carta de São Bernardo, um dos documentos fundamentais da criação do Partido dos Trabalhadores.

Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis (RJ). Em 1988, se elegeu vice-prefeito da cidade na chapa de Neirobis Nagae. Em 1992, foi eleito prefeito de Angra dos Reis.

Luiz Sérgio chegou ao Congresso Nacional em 1998, quando foi eleito deputado federal com 27,5 mil votos. Foi reeleito na disputa de 2002, com quase 59 mil votos. Reeleito para o terceiro mandato em 2006, foi escolhido líder da bancada do PT na Câmara e, em 2008, foi relator da CPMI dos Cartões Corporativos. Atualmente, é presidente do PT-RJ.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário