domingo, 19 de junho de 2011

Deputados da PB se preparam para ser candidatos durante as eleições de 2012

Deputados vão aproveitar a força política para serem candidatos em várias cidades da PB. 

Enquanto a maioria dos deputados vai apoiar nomes de suas bases políticas para prefeito, um grupo de parlamentares vai diretamente para a disputa das eleições municipais do próximo ano. Com prestígio, influência e dinheiro, eles já têm palanques garantidos e saem na frente na disputa.


Estão nesta situação deputados estaduais como Edmilson Soares (Barra de Santa Rosa), Daniella Ribeiro (Campina Grande), Guilherme Almeida (Campina Grande), Trócolli Júnior (Cabedelo), André Gadelha (Sousa), Branco Mendes (Conde), Aníbal Marcolino (João Pessoa), Arnaldo Monteiro (Esperança) e Luciano Cartaxo (João Pessoa), além dos deputados federais Romero Rodrigues (Campina Grande) e Manoel Júnior (João Pessoa), e o senador Cícero Lucena Filho (João Pessoa).

Filiado ao PSB e aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB), Edmilson Soares será candidato a prefeito de Barra de Santa Rosa. Ele manifestou a pretensão publicamente e já conta com o apoio do prefeito do município, Evaldo Gomes, e de cinco vereadores.

Filho da terra, Edmilson Soares já tem domicílio eleitoral em Barra de Santa Rosa, para onde se desloca constantemente com o intuito de aumentar os contatos com o eleitorado, visando às eleições municipais d de 2012.

Daniella tem aval do PP

Filiada ao PP, Daniella Ribeiro também já manifestou sua pretensão de se candidatar a prefeita de Campina Grande. Seu pai, o ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro, que é presidente estadual do PP, também já declarou que o partido a apoiará para prefeita de Campina Grande. Hoje, Daniela é uma das mais ferrenhas adversárias do Governo do Estado.

Tem feito críticas diariamente ao Governo na tribuna da Assembleia, com transmissão da TV Assembleia para a cidade de João Pessoa, onde mora grande número de campinenses.

Daniella tem uma vantagem a mais: é irmã do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que tem grande aceitação na cidade. Hoje, a deputada está mais alinhada ao grupo político do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, de quem poderá ter apoio nas próximas eleições, dependendo do contexto político de 2012. Assim como Daniella Ribeiro, o deputado Guilherme Almeida (PSC), que é herdeiro de políticos como Argemiro de Figueiredo, Elpídio de Almeida e Orlando Almeida, também manifestou a vontade de ser prefeito de Campina Grande, sua principal base eleitoral e política.

Guilherme é outro ferrenho crítico do atual Governo e também pleiteia o apoio do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, de quem é aliado. Guilherme Almeida mora em Campina Grande e tem dedicado os dias de folga na Assembleia aos contatos com os eleitores da segunda maior cidade do Estado.

Também adversário do Governo, o peemedebista Trócolli Júnior disse que vai disputar a Prefeitura de Cabedelo e já está esboçando uma minuta de plano de governo para a cidade que tem a terceira maior arrecadação do Estado, um dos menores territórios da Paraíba, uma população inferior a 60 mil habitantes e problemas a perder de vista.

André, Branco e Aníbal no páreo

O deputado André Gadelha perdeu as últimas eleições para prefeito de Sousa por menos de 200 votos. Filiado ao PMDB, André Gadelha foi vice-prefeito na segunda gestão do prefeito Salomão Gadelha (já falecido) e colocou seu nome à disposição do grupo político ao qual pertence, para a disputa do próximo ano.

Dentre os nomes do grupo, André Gadelha desponta como o mais bem colocado. As outras opções são Marcondes Gadelha, Leonardo Gadelha e Lafayette Gadelha. André tem atuado como pré-candidato a prefeito de Sousa.

Além da família Gadelha, ele conta com apoios dos vereadores que fazem oposição prefeito Fábio Tyrone, que vai disputar a reeleição. André tem reunido denúncias contra Tyrone, que serão utilizadas durante a campanha eleitoral do próximo ano.

O deputado Branco Mendes (DEM) adotou uma estratégia que objetiva conquistar as prefeituras dos municípios de Alhandra e Conde. Pela estratégia, sua esposa, Gorete Mendes, será candidata em Alhandra, município administrado pelo seu sobrinho, Renato Mendes, e ele disputará no vizinho município do Conde, contra Tatiana Lundgren e o candidato do prefeito Aluizio Régis, que ainda não foi definido.

O sonho do deputado Aníbal Marcolino (PSL) é ser prefeito de João Pessoa. Ele planeja uma candidatura para as eleições do próximo ano, mas tudo vai depender da aceitação do seu partido, o PSL, e dos grupos políticos liderados pelo senador Cícero Lucena (PSDB) e pelo ex-governador José Maranhão (PMDB).

Mas ele só será candidato se tiver apoios e se seu nome despontar bem nas pesquisas eleitorais. “Eu sonho em um dia ser prefeito da minha cidade. Quem não sonha? Mas tudo vai depender dos apoio, da conjuntura e das pesquisas”, declarou Aníbal Marcolino.

Três nomes saem do Congresso

Do Congresso Nacional podem sair três candidatos a prefeito nas próximas eleições: os deputados federais Romero Rodrigues, em Campina Grande; Manoel Júnior, em João Pessoa; e o senador Cícero Lucena, na Capital.

Romero Rodrigues deve ter o apoio do grupo Cunha Lima e do governador Ricardo Coutinho, na disputa pela Prefeitura de Campina Grande. Ele tem se comportado como pré-candidato e desponta como favorito na corrida sucessória.

Manoel Júnior tem realizado plenárias em bairros da Capital para discutir os problemas e formas de resolução. Também tem dado declarações de que seu nome está à disposição do PMDB para uma possível candidatura em 2012. Caso seja mesmo candidato, terá apoio do ex-governador José Maranhão.

O senador Cícero Lucena também tem dito que pode ser candidato em 2012. Aliado de dois adversários (José Maranhão e Cássio Cunha Lima), Cícero é ferrenho crítico do governador Ricardo Coutinho (aliado de Cássio Cunha Lima) e defende que o PSDB lance um candidato para enfrentar o prefeito Luciano Agra (PSB), que terá apoio do governador.

Esperança

Ex-prefeito de Esperança, o deputado Arnaldo Monteiro (PSC) deve enfrentar nas urnas, em 2012, o prefeito do município, Nobinho Almeida (PTB). Arnaldo Monteiro disse que seu grupo político vai decidir de ele será ou não candidato. Mas ele é o único nome forte da oposição e com condições de derrotar o atual prefeito.

O deputado estadual e ex-vice-governador da Paraíba, Luciano Cartaxo, pode ser o nome do PT a prefeito da Capital. Luciano atua com esta possibilidade e tem apoios internos no PT. Lideranças como os deputados Frei Anastácio, Anísio Maia e a ex-secretária de Estado Giucélia Figueiredo apóiam o nome de Luciano para prefeito de João Pessoa pelo PT.

Ex-deputados também disputarão

Também vão para a disputa eleitoral do próximo ano os ex-deputados estaduais Jacó Maciel (PDT), Dr. Verissinho (PMDB), Zenóbio Toscano (PSDB), Ivânio Ramalho (PMDB) e Carlos Batinga (PSC).

O ex-deputado Jacó Maciel (PDT) já está tentando formalizar uma pré-coligação com o PT para a disputa da Prefeitura de Queimadas, onde ele foi prefeito. Evangélico, Jacó Maciel foi buscar o apoio de um padre para disputar a Prefeitura de Queimadas.

Está se articulando Frei Anastácio, que é deputado, com a finalidade de ter o apoio do PT. Segundo o próprio Frei Anastácio, o acordo com Jacó Maciel está quase selado.

Pombal

Em Pombal, a prefeita Polyanna Feitosa (PT) vai disputar a reeleição enfrentando o ex-deputado e ex-prefeito peemedebista, Abmael de Sousa Lacerda (Dr. Verissinho). Médico, desde que perdeu a campanha para deputado estadual, em 2010, Dr. Verissinho voltou a clinicar na cidade de Pombal, onde foi duas vezes prefeito.

Monteiro

O ex-deputado e ex-prefeito de Monteiro, Carlos Batinga, deve ser o candidato de oposição à prefeita Edna Henrique (PSDB), que disputará a reeleição. Ele disse que está avaliando a possibilidade da disputa, mas que defende mesmo a formação de uma frente de todos os partidos e cidadãos contrários à atual administração.

“Temos que formar uma frente para que Monteiro volte a ser administrada por cidadãos monteirenses”, disse o ex-deputado, acrescentando que a prefeita e a maioria dos secretários são de outras cidades.

A princípio, conforme o ex-deputado, o candidato a prefeito da oposição não precisa ser ele. “Mas alguém que tenha credibilidade, responsabilidade e aceitação para levar Monteiro, novamente, ao desenvolvimento”, frisou Carlos Batinga.

Guarabira

O ex-deputado Zenóbio Toscano traçou, desde o ano passado, as estratégias para tentar voltar à Prefeitura de Guarabira. Em 2010, Zenóbio era deputado pelo PSDB. Desistiu de se candidatar à reeleição e trocou de partido. Foi para o PSB, assim como sua esposa, a ex-prefeita Lea Toscano. Zenóbio apoiou Léa Toscano para deputada, para que ele pudesse se candidatar em 2012 a prefeito.

Aliado do Governo do Estado, hoje ele é presidente da Companhia Paraibana de Gás (PB-Gás). Deve deixar o cargo em abril do próximo ano para ingressar na disputa contra um candidato que terá o apoio do grupo Paulino, do qual já foi aliado e pelo qual foi lançado na política.

Patos

Em Patos, o vice-prefeito Ivânio Ramalho deve ser o candidato a prefeito do PMDB para enfrentar o candidato do PSDB, que deve ser um filho do ex-deputado Dinaldo Wanderley. Ivânio Ramalho terá o apoio do prefeito Nabor Wanderley, da deputada estadual Francisca Motta e do deputado federal Hugo Motta.

Do Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário