segunda-feira, 2 de maio de 2011

Vereadores de Diamante debatem problemática da saúde municipal com presença da secretária

Vereadores reuniram-se com secretária de saúde

Um debate contundente e acalorado marcou a sessão desse sábado, 30, da Câmara Municipal de Diamante, que é presidida pela vereadora Maria do Socorro Abílio de Figueiredo e acompanhada pela reportagem da Folha (www.folhadovali.com.br). Com a presença da secretária municipal de saúde, Marcília Mangueira, convidada pelo legislativo, a reunião foi esclarecedora e proveitosa, conforme concluiu os próprios parlamentares mirins.

Entre as queixas apresentadas pelos vereadores e respondidas pela secretária, algumas ganharam maior repercussão no debate: mau atendimento ou falta de atendimento em um dos postos do Programa Saúde da Família situados na cidade e o fato da Prefeitura dispor de apenas uma ambulância para servir a uma população superior a 6,5 mil pessoas, deixando muita gente sem assistência. “Outro dia eu tive que socorrer uma pessoa em uma ambulância de Boa Ventura porque a daqui me disseram que estava quebrada, mas, por coincidência, quando a gente ia saindo, a ambulância de Diamante passou pela gente”, lamentou o vereador Paulo Brito, que também denunciou que os médicos locais não estão cumprindo o expediente de 40 horas semanais, determinadas pela lei.

Já o vereador Edivan Bezerra, também da oposição, reconheceu o esforço da secretária na busca por uma saúde melhor, enaltecendo o respeito e atenção de Marcília Mangueira para com o legislativo municipal. “Diferentemente de outros secretários municipais que são convidados pela Câmara e aqui não comparecem para esclarecer questões do interesse da população, o que é uma desmoralização para o legislativo”, comentou Edivan, observando que “Eu tenho certeza que a secretária não faz mais porque vive de mãos atadas, porque tudo depende do prefeito, que é quem lida com o dinheiro”.

O vereador Erivelton Antas cobrou melhorias na saúde municipal, especialmente no que se refere à distribuição de medicamento para à população, mas também enalteceu o desempenho da chefe da pasta da saúde. Uma outra cobrança partiu do vereador Edval Ângelo, que pediu informações à secretária com relação a um projeto de lei do parlamenta mirim que institui o projeto Acordar, que objetiva e incentiva a prática física e recreativa às pessoas da terceira idade.

A vereadora Clarice Melo, diante das queixas que tem ouvido da população e da exposição dos vereadores, concluiu que a saúde de Diamante necessita de melhoras urgentes, mas também elogiou o esforço pessoal da secretária na condução da saúde municipal.

Respostas da secretária

Marcília Mangueira reconheceu que a saúde de Diamante ainda apresenta deficiências, mas enfatizou que importantes avanços e melhorias foram conquistadas nos últimos tempos graças a muito trabalho e sacrifício.

Um desses avanços, segundo ela, está no fato de Diamante ser um dos poucos municípios regionais que conta com três equipes de PSF funcionando plenamente, enquanto há cidades do Vale com recursos da saúde suspensos por falta de profissionais em suas equipes de saúde da família.

Marcília reconheceu falhas no atendimento do PSF I de Diamante, mas informou que providência já foram tomadas para regularizar o atendimento. Quanto ao problema dos médicos que não estariam cumprindo a carga de 40 horas semanais, ela disse que “em nenhum lugar do Brasil, isso é cumprido, porque médico está em falta e não podemos exigir além do que ele pode nos oferecer, mas enfatizou que os médicos atuantes em Diamante, em quatro dias de trabalho, durante a semana, atendem suficientemente todas as pessoas necessitadas de atendimento.

Ela informou ainda que a Farmácia Básica já está abastecida com medicamento para a população e sobre a ambulância, reconheceu que a Prefeitura tem apenas um carro para transporte de urgência e emergência, mas informou que o município dispõe de outros veículos para o transporte de pacientes da zona rural para a cidade e de Diamante para fora do município.

A secretária disse ainda que triplicou o número de exames e cirurgias oferecido à população de Diamante e tem lutado pela reabertura do hospital local, embora reconhecendo que é muito difícil por falta de apoio do governo estadual, que, conforme ela, não tem repassado recursos da saúde à Prefeitura diamantense.

Sobre o projeto Acordar, do vereador Edval, ela informou que ele será implantado este mês de maio na principal praça da cidade, beneficiando centenas de idosos.

Outra sabatina

Na mesma sessão, os vereadores ouviram também um representante da Secretária Municipal de Assistência Social, que veio à Câmara prestar esclarecimento sobre mudanças em um artigo da lei que rege o fundo municipal de assistência social e que vai permitir acesso da secretária da pasta às contas bancárias do setor.

O servidor da secretaria também prestou esclarecimento aos vereadores sobre o funcionamento do programa Bolsa Família, tirando dúvidas e respondendo críticas.  

Foto: Marcília Mangueira durante pronunciamento na tribuna da Câmara. 
Folhadovali.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário