segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dois senadores paraibanos respondem a processos no STF

Cícero é réu e Lindberg Farias é o segundo mais processado.

O portal Congresso em Foco enumerou em reportagem especial nesta segunda-feira (9) a lista de senadores brasileiros que respondem a processos no Supremo Tribunal Federal. E entre eles estão dois paraibanos: Cícero Lucena (PSDB) e Lindberg Farias (PT), sendo que este último foi eleito pelo Rio de Janeiro.

Ambos aparecem em destaque na reportagem. Cícero por ocupar um dos cargos mais importantes do Senado Federal na atualidade e Lindberg por estar “bem posicionado” no ranking de senadores que mais respondem a processo.

Cícero Lucena, por exemplo, é um dos nove senadores que já são considerados réus no STF. Os outros 13 ainda estão com seus processos em fase preliminar. Ele é primeiro secretário do Senado e por isto é responsável por todo o setor administrativo da Casa. Licitações e compras para o Senado, por exemplo, é ele quem organiza.

Pois Cícero é réu sob a acusação de Crimes da Lei de Licitações e Crimes de Responsabilidade no período em que foi prefeito de João Pessoa. Sendo suspeito, portanto, de cometer irregularidades justamente em áreas que ele vai mexer como primeiro secretário.

Estreante no Senado, Lindbergh Farias aparece como o segundo senador que mais responde a ações, todas da época em que ele era prefeito de Nova Iguaçu. Eles responde a duas investigações por crime contra a Lei de Licitações, duas por crime de responsabilidade, uma por crime contra a ordem tributária e outra por improbidade administrativa.

O campeão de processos é o paranaense Roberto Requião (PMDB), que responde a sete processos pelos chamados crimes de opinião: injúria, difamação, entre outros. “Sou processado porque tenho o péssimo hábito de chamar as coisas pelo nome. Pau é pau, pedra é pedra. E ladrão é ladrão, especialmente os assaltantes do erário”, justificou o paranaense.

Phelipe Caldas - MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário