sexta-feira, 6 de maio de 2011

Deputado entrega dossiê no Ministério da Saúde e pede apoio para resolver crise na PB

O relatório foi produzido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM - PB)

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT – PB) entregou, hoje à tarde (05), a Josilda Valença, chefe de gabinete do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, um dossiê contendo informações sobre o caos na saúde pública da Paraíba, especialmente o problema da superlotação no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.
Um relatório produzido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM - PB) foi entregue pelo parlamentar. No documento, o órgão informa sobre a situação de Patos: UTI neonatal interditada e médicos entregando plantões extras e de sobreaviso no Hospital Noaldo Leite; diretores entregando cargos e médicos entregando plantões extras e de sobreaviso no Hospital Janduhy Carneiro, assim como na Maternidade Peregrino Filho.
Em Campina Grande, os relatos são de condições precárias de funcionamento do Hospital de Urgência e Emergência e de que os médicos da unidade de cuidados intensivos alertam que não podem ser responsabilizados pelos pacientes que estão sendo atendidos fora da unidade. No Hospital Regional, o problema é que os médicos não têm condições de dobrarem os plantões o que, segundo o órgão, compromete o atendimento.
O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital, está superlotado e os doentes estão sendo atendidos em macas improvisadas nos corredores. A higiene é precária, aumentando o perigo de infecção. Fotos feitas por uma comitiva de deputados estaduais durante visita à unidade, na última terça-feira, foram anexadas ao dossiê entregue no Ministério da Saúde, além de reportagens e artigos de opinião de jornais e sites. No Hospital Infantil Arlinda Marques, também em João Pessoa, o grande problema é a superlotação.
Os médicos que atendem nos hospitais municipais de João Pessoa decidiram encaminhar pedido de demissão coletiva ao prefeito Luciano Agra, caso a Justiça considere ilegal a greve da categoria, suspensa em 25 de abril após 22 dias de mobilização por melhores salários e condições de trabalho. A decisão foi tomada na noite da última terça-feira (3) durante assembleia.
 
Diante disso, o deputado estadual Luciano Cartaxo decidiu buscar apoio do Ministério da Saúde para resolver a situação do caos na Paraíba. “Tomei a iniciativa de vir diretamente ao Ministério da Saúde porque essa crise está ameaçando diretamente vidas humanas. Por isso, precisamos do apoio do Ministro para que medidas emergenciais sejam efetivadas. É preciso, também, que o Governador abra um diálogo com os profissionais da área de Saúde e com suas entidades representativas para que, juntos, possam contribuir para a solução dessa grave crise”, afirmou o parlamentar.    

Rita Bizerra, com Assessoria
Paraíba Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário