sexta-feira, 25 de março de 2011

Wilson resiste em sair do Senado


 
O senador Wilson Santiago (PMDB) nem tão cedo pensa em deixar o mandato, mesmo depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Lei da Ficha Limpa não tem validade para as eleições de 2010. Terceiro mais votado na disputa para o Senado, ele deve perder a vaga para o mais votado da eleição, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que se prepara para tomar posse o mais rápido possível.

Santiago já contratou uma banca de advogados em Brasília para acompanhar o recurso extraordinário de Cássio Cunha Lima no Supremo Tribunal Federal, cuja relatoria é do ministro Joaquim Barbosa, que poderá monocraticamente liberar a candidatura do tucano acompanhando o entendimento firmado pela Corte no julgamento da última quarta-feira.

Os advogados de Wilson sustentam a tese de que Cássio se enquadra em outras leis que não apenas a da chamada Lei da Ficha Limpa. Sendo assim, ele continuaria inelegível para as eleições do ano passado. O objetivo é fazer com que o caso do ex-governador seja analisado não apenas pelo ministro Joaquim Barbosa mas por todos os membros da Corte, por envolver outros crimes não abrangidos pela Lei da Ficha Limpa.

Ele informou ontem que vai se habilitar no processo de Cássio Cunha Lima. “Vou me habilitar no processo”, disse Santiago, sem querer adiantar mais detalhes dos temas que pretende questionar perante o Supremo Tribunal Federal. Ele contratou para atuar no caso os advogados Torquato Jardim e Michel Saliba.

Os advogados adotaram a estratégia de não falar muito sobre o que vai ser questionado no STF. “As nossas interpretações vão além da lei da Ficha Limpa, mas eu peço minhas escusas a todo o povo da Paraíba para por enquanto não dá mais detalhes, porque senão eu estaria entregando o ouro a outra parte”, afirmou Michel Saliba em entrevista por telefone ao programa Polêmica Paraíba, da Rádio Paraíba FM (101,7).

Ele disse que acha muito difícil que o processo do ex-governador Cássio Cunha Lima seja resolvido monocraticamente pelo ministro Joaquim Barbosa. O advogado Michel Saliba mandou um recado para os eleitores de Wilson Santiago: “eu digo que esse processo ainda tem uma boa quantidade de água para passar por debaixo da ponte”.
 

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário