terça-feira, 29 de março de 2011

Governo lança integração intermunicipal em Patos

O governador Ricardo Coutinho lançou na manhã desta segunda-feira (28), no auditório do Fórum Miguel Sátiro, do município de Patos, Sertão do Estado, o programa Paraíba Integrada, que vai fazer a integração do sistema de transporte intermunicipal da Paraíba. O sistema foi criado por meio de uma Medida Provisória assinada pelo governador no final da manhã em solenidade bastante prestigiada por autoridades e a população da região.
Com a integração, que começará a funcionar no dia 10 de abril, o usuário terá uma economia de 25% nas passagens de ida e de volta e as empresas de ônibus são beneficiadas com o retorno de passageiros ao sistema. O programa, que é pioneiro no país, beneficiará todos os 223 municípios do Estado.
Ricardo lembrou que assim como fez a integração em João Pessoa e na região metropolitana da Capital, agora promove essa pactuação com empresários, beneficiando as empresas com a vinda de mais usuários, além da população que será beneficiada com a redução dos custos com transporte.
O governador ressaltou a importância do fortalecimento dos transportes intermunicipais que fornecem mais segurança e conforto para os usuários.  “Estamos fortalecendo o sistema regular de transporte que pressupõe a geração de impostos, carteira assinada para trabalhadores e no futuro a melhoria e ampliação da frota”, avaliou.

Rodoshopping
– Após o lançamento do programa Paraíba Integrada, o governador anunciou o retorno das obras do Rodoshopping Edvaldo Motta, empreendimento iniciado há anos e que nunca foi concluído. Segundo o governador, além de funcionar como centro comercial, o local também abrigará a nova rodoviária da cidade.
Como funciona - O sistema permitirá que os usuários paguem apenas a metade do valor da passagem do segundo ônibus. Isso significa que o cidadão que precisar se deslocar de Guarabira para Patos, por exemplo, compre o primeiro bilhete para João Pessoa ou Campina Grande e no segundo trecho pague 50% do valor da passagem apresentando o comprovante no guichê do Paraíba Integrada em um prazo de 24 horas.
O superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Carlos Pereira, informou que os bilhetes são individuais e intransferíveis e serão fiscalizados pelo DER e pelas 40 empresas de ônibus integradas ao sistema. Ele informou que serão instalados sete pólos de integração em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Itabaiana e Guarabira e que os municípios que possuem linha direta como João Pessoa-Patos não participam do sistema de integração.
Carlos Pereira informou que um sistema está sendo desenvolvido para evitar fraudes em um trabalho integrado entre o DER e as empresas intermunicipais que operam no Estado.  Ele avisou que ônibus interestaduais não participar da integração como, por exemplo, João Pessoa-Crato (CE) ou Fortaleza-Campina Grande, pois o benefício é estendido apenas para linhas com embarque e desembarque na Paraíba.

PB Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário