segunda-feira, 28 de março de 2011

Fechem as torneiras que o Governador Ricardo Coutinho quer privatizar a Cagepa


Fechem as torneiras que o Governador Ricardo Coutinho quer privatizar a CagepaQuando formiga quer voar cria asas. Lá no interior a sabedoria popular saca do bizaco esse ditado toda vez que algo está na iminência de acontecer.
Notaram que as críticas a Cagepa estão mais acirradas e de certa forma até estimuladas por quem devia abafar?
O governador Ricardo Coutinho está decidido e ninguém tira de sua cabeça que deve vender a Cagepa.
Por quê? Quer e precisa fazer caixa para controlar a hegemonia política. E em terra de cego manda quem tem pelo menos um olho.
A Cagepa é o que há de mais atraente para se privatizar.
Detém com exclusividade a concessão para explorar a distribuição de água e coleta de esgoto.
Privatizá-la equivale à estufar o caixa do tesouro estadual com os recursos necessários para a realização de um grande governo.
Resumindo, entre outras coisitas que não posso falar em público, é reeleição garantida.
Mas é bom lembrar que a privatização de uma concessionária pública traz dores de cabeça para a população e como exemplo podemos citar a privatização da Saelpa.
Nunca uma empresa privada terá sensibilidade e o compromisso de uma empresa pública. A primeira visa o lucro e a segunda o bem estar da sociedade.
Na contramão dessa estratégia de queimar a Cagepa perante a opinião pública para facilitar a privatização, o deputado Caio Roberto, do PR, apresentou projeto de Lei na Assembléia propondo a redução das tarifas através de bônus para quem economizar água.
Bem intencionado, Caio quer que todos que reduzirem o consumo de água, seja residencial ou industrial, tenham direito a um bônus de 20% de desconto sobre a economia realizada.
Em tempos de escassez do precioso líquido é uma idéia louvável e que faz bem ao planeta e ao bolso.
Mas se de um lado o deputado estadual Caio Roberto quer um melhor aproveitamento da água e para tanto estimula a economia, do outro o governador quer fazer da água um trampolim para sua reeleição.
Quanto vale a Cagepa? O que ela pode representar no incremento do futuro político do atual governador?
Na estratégia do morde para depois assoprar prestem atenção em certos meios de comunicação e perceba que estão estimulando o desgaste de uma estatal que vale muito.
Muito mais do que se imagina, pois vale a reeleição de um governador impopular.

Blog do Dércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário