terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O povo não sabe votar ou sabe?

Quem disse que o povo não sabe votar? É um adágio popular que vez por outra escuto, geralmente em situações em que querem colocar a culpa das más gerências publicas na sociedade. E nestas circunstâncias, ainda completam: “ Cada povo tem o governo que merece”.  
È difícil acreditar que o meu povo não mereça bons gestores; não seja digno de bons políticos; não mereça ser respeitado em cidadania e em inteligência. Não posso admitir que queiram colocar no meu povo a culpa por ter acreditado e confiado em propostas falsas; em opções restritas e pouco condizentes com as exigências populares.Afinal, em período eleitoral são vendidas propostas e nomes numa publicidade que beira a utopia comunista.
Quer uma prova de que o povo sabe votar?
Pois, bem. Fiz uma enquete neste Blog com o seguinte tópico: “ As contas do prefeito de Catingueira do exercício de 2007 foram reprovadas pelo TCE-PB. Como você quer que a vereadora Maria Helena vote?” E dei as seguintes alternativas: “Contra a reprovação das contas do prefeito Edivan’ ou “ A favor da reprovação das contas do prefeito Edvan”. Dentro deste contexto a população votou pela afirmação dos pareceres prévios do Tribunal reprovando as contas do prefeito em 69% dos participantes. Ou seja, o povo sabe o que quer.
Desta forma, acredito na vontade popular. Acredito na capacidade crítica e na dignidade deste povo que almeja por políticas públicas voltadas para diminuição das desigualdades sociais e que sonha com uma educação qualificativa. Agora, pergunto? Como será que os vereadores vão votar? Porque se deixarem o partidarismo falar mais alto, estarão contrariando a opinião pública, como outrora já o fiz e admito meu erro.
Então, os políticos é que estão no caminho errado e uma transformação no sistema político-partidário é emergencial.
Portanto, o povo é sábio. Quem não sabe interpretar o anseio popular somos nós, membros de um clã que não absorve o que o cidadão diz e não respeita o que este povo quer. Logo, cheguei à resposta de minha pergunta inicial. E deduzi que quem inventou esta máxima de que “ o povo não sabe votar” foi um político. Este deveria estar com dor de cotovelo porque os eleitores contrariaram seus interesses.

2 comentários:

  1. Olá Maria Helena...
    Tem um selinho de grande pensador pra vc lá no meu blog...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o processo de escolha de um gestor,(Prefeito,governador,vereador,deputados e senador alem do presidente), não é um processo racional, como, quando se escolhe um administrador para uma empresa privada!
    O processo para a escolha de um líder(político), é permeado por sentimentos, aspirações pessoais, empreguinhos e etc.! Existe um ditado popular que o povo tem o político que merece! Eu não concordo, não acredito que o povo mereça político que foram preso por improbidade administrativa, ou analfabeto, “Mais o povo tem o político que ele permitiu com a força do seu voto”
    Silvano Morais

    ResponderExcluir