domingo, 27 de fevereiro de 2011

Falta de escola, transporte, merenda e estradas em debate na Câmara de Diamante

Sessão debateu vários assuntos do município.

 A Câmara Municipal de Diamante, presidida pela vereadora Maria do Socorro, fez sua segunda sessão ordinária do ano neste sábado, 26. Foram mais de duas horas de discussão e debate, em muitos momentos acalorado, de temas importantes para o município.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Francisco Nogueira, mais conhecido como Nego Santana (foto), foi o primeiro a subir à tribuna do legislativo. Ele informou que o prefeito Hercules Mangueira (PMDB) havia recuperado a maior parte das estradas municipais, mas existem ainda algumas necessitadas de reforma, a exemplo da estrada de acesso ao sítio Vaca Morta. No entanto, ele argumentou que o prefeito está determinado a resolver o problema, assim como também garantir transporte escolar para os estudantes de Barra de Oitis. “Eu já falei com o prefeito e ele me garantiu que vai resolver”, disse o vereador.

Já Edval Ângelo fez um discurso reivindicatório: o vereador pediu solução para alguns problemas do município. “Eu estou aqui, nesta Câmara, desde 2.000, e tenho quatro pontos prioritários de atuação, que são esgotamento sanitário, calçamento, esporte e um sanitário público, mas reconheço que, em alguns desses pontos, o município avançou muito, mas ainda há carências”, disse o vereador.

O vereador voltou a cobrar a construção de um sanitário público na cidade e disse não entender porque uma obra tão importante ainda não foi implantada. Ele também reivindicou mais investimentos no esporte, que classificou como um importante instrumento de inclusão social e cidadania para o jovem. Edval comentou que Diamante necessita de um equipamento de lazer e esporte para garantir uma boa prática esportiva e entretenimento para o público diamantense. Ele lembrou que o futebol do município já foi um dos melhores da região, mas hoje não repete as mesmas glórias do passado.

Crianças fora da escola e falta de merenda

O vereador Paulo Brito denunciou que no sítio Olho D’água 14 crianças estão fora da escola. Isso porque, segundo ele, a comunidade não tem estabelecimento de ensino e a Prefeitura não disponibiliza transporte para os estudantes.

Conforme o vereador, o Ministério Público pode até processar as famílias em razão dos filhos estarem fora da escola, mas o problema, segundo o parlamentar mirim, é que o poder público municipal não dar condições para que as crianças estudem. Ele também lamentou a falta de merenda nas escolas.

Paulo Brito foi aparteado por Damião Jucas, que, em sua fala, denunciou que, em algumas localidades, crianças estão sendo obrigadas a andar quilômetros a pé para chegar à escola.
O vereador Edivan Bezerra (foto) foi um dos mais contundentes em seu pronunciamento: ele disse que Diamante não tem agricultura, não tem estrada nem educação. Contestando o líder do prefeito, o vereador enfatizou que “a Prefeitura não recuperou estrada; o que fez foi fuçar alguns pontos”.

O parlamentar mirim lamentou o fechamento do ensino médio pedagógico da comunidade Barra de Oitis, prejudicando centenas de estudantes. “Além de ter fechado a escola, o prefeito não disponibilizou transporte para os estudantes concluírem o curso na cidade”, enfatizou Edivan, que também denunciou a falta de merenda na creche do distrito de Vazante.

“Não se pode funcionar um creche sem merenda, porque crianças de dois, três, quatro anos não podem ficar sem comer”, lamentou o parlamentar mirim, ao afirmar que a administração municipal de Diamante é muito fechada e funciona como uma espécie de reinado, onde ninguém presta esclarecimento à sociedade sobre os problemas do município.

Na tribuna da Câmara, a vereadora Clarice também demonstrou preocupação com a situação do município em razão dos vários problemas enfrentados pela população e conclamou os vereadores para uma atitude prática diante da realidade. “Não adianta nada nós ficarmos aqui só falando, precisamos fazer alguma coisa”, enfatizou a vereadora, ao comentar que não se pode aceitar que falte merenda e que crianças estejam fora da escola ou sem transporte escolar. Ela pediu aos seus colegas uma maior fiscalização nas escolas e a convocação dos secretários municipais para prestarem esclarecimentos à Câmara.

O vereador Erivelton Antas, em seu discurso, reconheceu que há deficiência na distribuição da merenda escolar e pediu aos seus colegas uma maior fiscalização, mas comentou que é difícil para a gestão pública iniciar o ano levito já com merenda, enfatizando que, assim como as escolas municipais, os estabelecimentos de ensino do Estado também iniciaram o período letivo sem lanches para seus estudantes.

Sobre o fechamento do curso pedagógico, Erivelton informou que a escola foi extinta por falta de condições financeira da Prefeitura, segundo relato do prefeito ao vereador, que também informou que o estabelecimento de ensino que funciona em Vazante não é uma creche, como alega a oposição, mas uma escola, embora atenda crianças com idade inferior a cinco anos.


Vejam também reportagem da 1ª sessão da Câmara diamantense


Presidida pela vereadora Maria do Socorro Abílio, a Câmara Municipal de Diamante realizou na tarde desse sábado, 12, sua primeira sessão ordinária do ano (foto), quando foram discutidos diversos assuntos de interesse da população e aprovado, por unanimidade, a adequação do salário do funcionalismo municipal ao mínimo nacional de 540 reais, mas válido somente para o mês de janeiro, já que com o aumento de mais 5 reais no piso salarial do país, a partir de fevereiro, um novo e definitivo projeto de lei terá que ser votado pela Câmara na próxima sessão.

Durante o debate, o vereador Nego Santana informou que, em breve, a Câmara estará recebendo um projeto para a construção de uma passarela sobre o rio Piancó, trecho que liga a cidade a importantes e populosas comunidade rurais, entre elas Barra de Oitis e Vazante.

A obra é uma reivindicação antiga dos moradores rurais, que ficam isolados ou encontram sérias dificuldades para chegar à cidade na época de inverno.

A informação de Nego foi classificada como uma boa notícia pelo vereador Edivan Bezerra devido à importância da obra. “E eu espero que o projeto seja executado, diferentemente de outros que foram aprovados pela Câmara, mas não realizados pelo prefeito”, comentou Edivan.

O vereador Velton Antas Lopes também usou a palavra: ele enalteceu a importância do projeto da passarela e pediu o apoio dos seus colegas para, juntos ao executivo, resolverem um antigo problema sanitário de um bairro de Diamante.

Na próxima sessão, a Câmara vai instalar duas comissões importantes: Finanças e Legislação, o que não foi possível na sessão desse sábado em razão de um impasse que se estabeleceu entre oposição e situação durante a composição das comissões.


Folhadovali.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário