quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Artigo: Covardia!? Coragem, talvez!

No último sábado,19, a Câmara municipal de Catingueira protagonizou um espetáculo de gregos. Os senhores vereadores esqueceram do compromisso público para fazer do Plenário Genival Montenegro cenário de discussões infrutíferas e irrelevantes a sociedade catingueirense. E em meio aquela que deveria ser a sessão de abertura dos trabalhos legislativos do biênio 2011-2012 o vereador Josivan Marques presidiu um espetáculo deselegante de acusações incoerentes com os procedimentos parlamentares. Visto que o assunto da polêmica era uma matéria veiculada pelo CATINGUEIRA NET e que não caberia na pauta de assuntos legislativos. Logo,a vereadora Maria Helena Gomes Fausto, é naquela Casa de Leis uma parlamentar e não deveria ali está respondendo pela administração de um site, como foi interpelada.
Contudo, é até dispensável, tamanho o nervosismo apresentado pelo vereador Josivan e o destempero notório do seu colega Emídio Chagas, afinal a verdade dói e neste infeliz episódio doeu muito. Logo, no artigo em questão a não votação de alguns projetos naquela sessão sob alegação de não haver comissões formadas estavam denotando manobra numa tentativa de protelação, o que foi confirmado pois não foram se quer colocados em pauta e fazia, ainda, referência a um outro projeto que demorou sete meses nas comissões devido os relatores responsáveis não emitirem pareceres e no final pergunta: “Covardia!? Coragem, talvez!” Parece que os dois vereadores se encaixaram no termo da covardia. O porquê, aos dois pertence.
Entretanto,  mediante várias justificativas na tentativa vazia de uma defesa plausível, foi mencionado um fato passado, mas bem marcante: o jornalzinho “A Palavra”. Para quem não tem conhecimento do que se trata vou fazer um breve resumo.
 O jornalzinho “A Palavra”, para quem não conhece ou não conheceu, surgiu no início de 2006 relatando fatos do cotidiano da administração pública e da política catingueirense. Não tinha dia nem hora para aparecer circulando pelas ruas da cidade, só precisava de notícias que o colocasse em público. De início era distribuído sem autoria, o que depois ganhou um nome artístico Sophia Gomes. Apenas simbólico, este codinome, logo, todos em Catingueira sabiam quem os escrevia e quem os distribuía. E mesmo que estivesse por algum tempo em anonimato, para aqueles que faziam de conta não conhecer a autora, Maria Helena foi a público em programa de rádio se apresentar como redatora responsável pelas panfletagens. Eram artigos fortes de oposição ao sistema político-administrativo da época e que certamente fez história porque vez por outra “A Palavra” está sendo citada. No entanto, apesar de todos terem o devido conhecimento sobre a autoria dos informativos, nunca ninguém procurou a autora para fazer qualquer tipo de reclamação. Afinal, a verdade não questionamos apenas aceitamos.
Para agredir a vereadora Maria Helena, o presidente a acusou de covardia por redigir estes artigos “anônimos”. Como a parlamentar não teve oportunidade de defesa naquele momento, visto que seu áudio foi cortado, numa irreparável notoriedade de autoritarismo, preferiu fazer esta nota e esclarecer o orgulho da mesma pela autoria  daqueles jornais. Logo, foi uma bandeira que se levantou e ganhou voz diante das irregularidades administrativas de então, um ato que até hoje ostenta e que a tornou presente na formação de opinião pública. Quanto ao termo covardia, resume-se a coragem, talvez. Dependo do ponto de vista de quem interpreta e conforme se insira no contexto.
E apesar dos infortúnios daquela reunião desgastante, o vereador Josivan apresentou um projeto criando o Portal da Câmara Municipal de Catingueira. O Blog Câmara em Foco junto com site Catingueira Net o parabenizam por tamanha iniciativa, pois este site dará maior transparência ao Legislativo catingueirense. Assim, talvez a população tenha a oportunidade de conhecer o novo tesoureiro da Casa Severino Tibúrcio de Sousa, visto que em dois meses, este funcionário ainda não compareceu a repartição de “trabalho” e seus serviços vem sendo terceirizados pelos demais. A vereadora Maria Helena, por exemplo, recebeu o cheque referente ao mês de janeiro do funcionário Napoleão Brunet e o de fevereiro recebeu das mãos da esposa do presidente a senhora Márcia Marques.


Câmara em Foco com Catingueira Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário