sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Trabalhadores rurais do Vale de Piancó querem ser beneficiados pela transposição das águas do Rio São Francisco

A Força Sindical levará ao governo federal a reivindicação dos trabalhadores rurais do Vale do Piancó, na Paraíba(PB), que querem acesso às águas do rio São Francisco.

Segundo José Porcino Sobrinho, presidente da Força Sindical PB, o município de São José de Piranhas (PB), onde passarão as águas do São Francisco, conforme o "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional" dista aproximadamente 20 quilômetros do Vale com 21 municípios e 400 mil habitantes.

“É uma calamidade. Parte da população será beneficiada e a outra, que habita em municípios tão próximos continuará na penúria. No período da seca, as cidades são abastecidas com carros-pipa”, declara Porcino Sobrinho. Os moradores do Vale trabalham para os governos – prefeituras, estado e federal - ou na agricultura, onde predomina o plantio de feijão, arroz, milho e também a pecuária.

Para as águas do São Francisco chegarem ao Vale é preciso que sejam feitas obras para levá-las até o Rio Piancó. No entanto, o governo federal não quer fazê-las alegando que o rio Piancó é poluído pelas cidades da região que não têm saneamento básico.

“Esta é uma desculpa vazia e mentirosa para que o projeto não passe pelo Vale”, disse Elmo Silveira Léscio, secretário nacional de Assuntos Agrários da Força Sindical, que participou de um encontro com os 21 sindicatos dos trabalhadores rurais do Vale do Piancó no dia 29 de janeiro.

Porcino Sobrinho observa que as cidades beneficiadas pela transposição das águas do São Francisco também não têm saneamento. “Estamos mobilizando os trabalhadores para que o governo atenda a reivindicação”, ressalta.

“Com a transposição das águas, os agricultores poderão colher mais de uma safra por ano”, destacou Léscio.

ASCOM Força Sindical/ Blog Portal do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário