quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Oposição fala em manobra de governo e abertura de CPI; Gilberto Carneiro: ‘havia um cemitério inteiro recebendo salário’


Teve bate boca na sessão especial na Assembléia Legislativa (AL) desta quarta-feira (16), em determinado momento, o deputado estadual Frei Anastácio (PT) acabou se retirando em solidariedade a deputada Daniela Ribeiro (PP) que quis fazer um aparte a secretária das Finanças Aracilba Rocha e foi impedida pelo deputado Edmilson Soares (PSB), que estava presidindo a sessão.
Tanto oposição quanto situação já estão falando em abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as demissões de temporários.
Antes do início da sessão os deputados Anísio Maia (PT) e Luciano Cartaxo (PT) reclamavam que da manobra do governo de trazer quatro secretários à AL, quando havia sido pedido apenas a presença do secretário Gilberto Carneiro. “Queremos discutir o principal, as contratações. Tem escola sem funcionar, hospitais, merendas que não estão sendo dadas”, disse Maia. “Queríamos que fosse escalonado, mas infelizmente isso não foi possível”, lamentou Cartaxo.
O líder do governo, deputado Lindolfo Pires (DEM), defendia o governo afirmando o estado havia achado por bem trazer os secretários da área financeira porque as demissões foram feitas porque os estado estava passando por dificuldades justamente na área financeira.
Durante a sessão, a secretária Aracilba Rocha explicou que não sabia dizer como a folha do estado acabou ficando comprometida em 58%. “A fora a Paraíba só temos Alagoas e Rio Grande do Norte. Eles ultrapassaram a folha em apenas 49,5%, isto é, apenas 0,5% além do Limite de Responsabilidade Fiscal, e eles estão com medidas drásticas para resolver a situação’, argumentou .
Ainda no pronunciamento de Aracilba houve a tentativa de aparte de Daniela e aconteceu a confusão. Vale a ressalva que Daniela autora da propositura em que convocava o secretário Gilberto Carneiro. Houve bate boca, inclusive com os microfones sendo cortados por Edmilson Soares.
Após isso, o secretário administração informou que a receita corrente líquida do estado teve queda de 12%, mas mesmo assim o estado contratou 5.154 servidores a maioria prestadores de serviços e comissionados.
Quando chegou a vez de Daniela Ribeiro subir a tribuna ela foi forte, e disse que Aracilba teve uma atitude destemperada. “Ela veio aqui de forma arrogante e desrespeitosa. Vocês (os secretários) estão querendo desviar o foco. O secretário da administração será o último a falar. Vocês chegam aqui com números... Vamos chamar os ex-secretários de estado para confrontar esses números”, bateu a deputada.
Outro que também falou foi o deputado Guilherme Almeida (PSC) que disse que 36 mil contratados foram demitidos e destes 15 mil não tiveram renovação de contrato. “Se esses 16 mil foram demitidos, como ficará a situação do governo se eles são necessários. Como será feita a contratação de outros funcionários?”
Almeida pediu para que o governo mandasse uma relação desses nomes para a AL assim que eles forem contratados.
O secretário da administração rebateu dizendo que as recontratações serão feitas de acordo com as necessidades do governo. Segundo Carneiro, as gratificações foram tiradas porque eram muito altas, inclusive de alguns de parentes de deputados. “Chegaram a ser pagas gratificações de mais de 13 mil reais. Os nomes serão divulgados. Houve deputados que chegaram a indicar a contratação de até 400 servidores. Além disso, existia um cemitério inteiro recebendo salários”, ironizou, se referindo a servidores falecidos que estavam na folha do estado.

Paulo Dantas / Paraiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário