terça-feira, 9 de agosto de 2011

Seis deputados e um senador da PB estão concorrendo ao \'Parlamentares do Futuro\'

O Prêmio Congresso em Foco terá uma nova categoria este ano voltada para a renovação política. A intenção é premiar os parlamentares de até 45 anos que mais se destacaram na atual legislatura. Entre os concorrentes estão seis deputados federais e um senador da Paraíba.
Na relação estão Aguinaldo Ribeiro (PP), Benjamin Maranhão (PMDB), Efraim Filho (DEM), Hugo Mota (PMDB), Ruy Carneiro (PSDB) e Wilson Filho (PMDB). O senador é o Lindemberg Farias, paraibano, mas eleito pelo estado do Rio de Janeiro.

Com posições políticas completamente antagônicas, está o fato de fazerem parte de uma nova geração de políticos. A juventude de ambos os coloca dentro de uma categoria que estreia na sexta edição do Prêmio Congresso em Foco: o parlamentares do futuro. Com o apoio da indústria de bebidas Ambev, serão premiados os parlamentares com idades até 45 anos que mais se destacaram nos mandatos de deputados e senadores este ano.

Na Câmara, eles respondem a mais de 20% dos 513 deputados. A proporção no Senado, porém, é menor, na casa dos 6%. Em números brutos, eles são 121 deputados e cinco senadores, que representam diferentes partidos e estados. “Nosso intuito nessa parceria com o Congresso em Foco, em especial na categoria Parlamentares do Futuro, é incentivar aqueles políticos que, de forma transparente, buscam como nós ajudar o país a se desenvolver de maneira duradoura e consciente”, afirmou o diretor de relações governamentais da Ambev, Disraelli Galvão Guimarães.

Ele ressalta que, como empresa líder no mercado de cerveja no país, é preciso ter responsabilidade corporativa para que o negócio continue sustentável. E apoiar iniciativas como o Prêmio Congresso em Foco e a categoria Parlamentares do Futuro é uma forma de estimular valores para a sociedade. A empresa possui projetos em outras áreas, como o Movimento Cyan, para o uso racional de água, e a conscientização do consumo responsável de bebida alcoólica.

“E, para nós, estimular a democracia sólida que o Brasil conquistou está em linha com essa atuação sustentável que buscamos. Trata-se do futuro do país no qual a Ambev atua, onde empregamos 32 mil pessoas e temos investido R$ 2 bilhões ao ano”, disse Disraelli. Ele acrescenta que apoiar a premiação é reconhecer o trabalho de cada pessoa. “Faz parte da nossa cultura valorizar e destacar os méritos alcançados por quem sonha grande e corre atrás de suas realizações. Ainda mais quando essas realizações visam o bem de um país inteiro.”

Caçula

ACM Neto e Randolfe Rodrigues são apenas dois dos que estão concorrendo na nova categoria. Na Câmara, o número é de 121 deputados, com idades variando entre 21 e 45 anos. Os mais novos da turma são Wilson Santiago (PMDB-PB), que completa 22 anos na quarta-feira (10), e Hugo Motta (PMDB-PB), que nasceu 31 dias depois do colega peemedebista. Os dois são filhos de políticos que já passaram ou ainda estão no Congresso.

Nascido um ano após a promulgação da Constituição de 1988, Wilson Filho chegou ao Congresso pelas mãos do pai, o senador Wilson Santiago (PMDB-PB), ex-líder do PMDB na Câmara. Ele é apenas um mês mais velho que Hugo Motta, o mais jovem congressista brasileiro. Hugo é filho do atual prefeito de Patos (PB), Nabor Wanderley Filho, e neto do ex-prefeito da cidade Nabor Wanderley. Pelo lado materno, é neto do ex-deputado Edvaldo Motta, já falecido, e da deputada estadual Francisca Motta (PMDB).

Os peemdebistas não são os únicos a contarem com sobrenome conhecido no meio político. Que o diga Brizola Neto (PDT-RJ).Neto do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro Leonel Brizola, o pedetista começou a carreira política no Rio de Janeiro, apesar de ser gaúcho de nascimento. Foi eleito vereador em 2004, mas não chegou a cumprir o mandato, já que dois anos depois disputou uma vaga na Câmara. Apesar da suplência na última eleição, está de volta com a saída do titular do mandato.

Se eles contaram com a ajuda da família – em maior ou menor grau – para conseguirem uma cadeira na Câmara, o mesmo não pode dizer Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). A atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa está no segundo mandato como deputada federal. Antes foi vereadora em Porto Alegre. Nesse meio tempo, disputou a prefeitura da capital gaúcha, não conseguindo ser eleita. Ela, que veio do movimento estudantil, completa 30 anos em 18 de agosto.

Todos eles estão entre os 126 parlamentares que formam os eleitos para concorrer nesta nova categoria. São deputados e senadores que representam as diferentes realidades brasileiras, das capitais cosmopolitas ao interior bucólico, do dinheiro contado ao poder econômico, de conservadores e progressistas. Em comum, o mesmo empregador: a população brasileira.

“Nossa expectativa é estimular os parlamentares que, de maneira ética e proba, ajudam o país a seguir com um ambiente institucional maduro e que trabalham para que o Brasil e as empresas que formam a economia forte dessa nação cresçam lado a lado. Assim, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento do país e com a geração de valores para a nossa sociedade”, completou o diretor da Ambev.

Este ano realizando sua sexta edição, o Prêmio Congresso em Foco distingue a atuação dos melhores parlamentares da sessão legislativa. A eleição se dá em duas etapas. Na primeira,os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional escolhem livremente aqueles que, na sua opinião, mais se destacaram. Dessa votação entre os jornalistas, é elaborada uma lista de finalistas, que é submetida à votação dos internautas. São os leitores do Congresso em Foco, nessa votação na internet, que escolhem os vencedores finais.

Além da escolha dos melhores deputados e senadores, há prêmios para categorias especiais, como esta nova, do parlamentar do futuro. Além dela, serão premiados, em 2011, os parlamentes que mais se destacam na defesa da educação; do consumidor, em parceria com o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical); da saúde; dos municípios, patrocinada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP); segurança jurídica e qualidade de vida, categoria apoiada pelas associações dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), e da democracia e cidadania.



Fonte: PolíticaPB com Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário