terça-feira, 16 de agosto de 2011

Com o aumento do nº de vereadores no Vale, não vai faltar quem queira subir ao poder

Quatro Câmaras Municipais da região terão aumento no número de vereadores na eleição do próximo ano
De acordo com a emenda constitucional 58, de 23 de setembro de 2009, promulgada pelo Congresso Nacional e que definiu o quantitativo de vereadores em cada município brasileiro, quatro Câmaras Municipais do Vale terão seu número de assentos ampliado.


Os legislativos de Itaporanga, Conceição, Piancó e Coremas, exatamente os quatro maiores municípios regionais, passarão dos atuais 9 para 11 vereadores. Essas novas vagas serão abertas na eleição municipal do próximo ano para a legislatura de 2013, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

A emenda constitucional definiu que municípios com até 15 mil habitantes tenham 9 vereadores, como é o caso da maioria das cidades regionais; já populações entre 15 e 30 mil pessoas terão 11 representantes no parlamento mirim. Neste critério legal enquadram-se Coremas e Piancó, que têm pouco mais de 15 mil habitantes, além de Conceição, com 18,3 mil moradores, e Itaporanga, que abriga um quantitativo populacional de 23,2 mil, o maior da região.

A emenda também fixou o percentual de repasse para os legislativos municipais. Em municípios com até 100 mil habitantes, a Prefeitura terá que repassar 7% de sua arrecadação para a Câmara Municipal.

O aumento de vagas tem estimulado muita gente a pensar em uma candidatura a vereador na eleição municipal de 2012, e muitos já estão é trabalhando antecipadamente, mas o custo financeiro de uma eleição legislativa é alto, e dinheiro é a única escada capaz de alcançar um assento na Câmara, lamentavelmente. Nem bons projetos nem boas intenções, nada disso resolve.

Em Itaporanga, por exemplo, já são mais de 30 pré-candidatos a uma cadeira na Câmara local, que é muito atrativa: paga quase 4 mil reais mensalmente, fora os bicos legislativos para alguns, tem 4 meses de férias, e a obrigação do eleito é somente comparecer a uma reunião semanal, que nem sempre acontece. Foto (www.folhadovali.com.br): legislativo pode ser um meio de subir na vida, mas há riscos de quedas mortais.


Por Sousa Neto/Folha do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário