segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Santana dos Garrotes: Câmara não vota contas em tempo hábil e ex-prefeito poderá se tornar inelegível para 2012


Contas do ex-prefeito Carlinhos chegaram à Câmara há 4 meses, mas não foram postas em votação



Três contas do ex-prefeito Carlinhos Soares, de Santana dos Garrotes, duas delas, 2005 e 2008, reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, chegaram à Câmara Municipal no dia 4 de abril para serem apreciadas e votadas pelos vereadores em um prazo legal de 60 dias, mas correu esse tempo e a demanda legislativa não foi posta em pauta pela presidência do parlamento mirim.

Com isso, segundo os vereadores oposicionistas José Paulo e Rênio Macedo, em contato com a Folha (www.folhadovali.com.br), fica prevalecendo o parecer do TCE, que é pela rejeição de duas das três prestações contábeis, tornando o ex-prefeito Carlinhos, em tese, inelegível para as eleições municipais do próximo ano.

Embora isso já represente uma vitória política importante para a oposição local, o vereador Rênio Macedo queria, como os demais colegas do seu grupo, que a presidência legislativa tivesse respeitado, segundo ele, o direito dos parlamentares mirins de votarem a matéria, ou seja, cumprirem sua função de legisladores e representantes do povo.

A oposição estava convicta de que, se a matéria fosse para o plenário, o ex-prefeito seria derrotado e queria consumar essa derrota no voto, o que não foi possível em função das contas não terem sido postas em pauta pelo atual presidente da Câmara, que, segundos os dois vereadores, é ligado politicamente ao ex-prefeito e evitou a votação na tentativa de encontrar um outro meio legislativo ou jurídico de salvar o principal nome do grupo situacionista para 2012. “Mas não tem remédio: o ex-prefeito está inelegível por cinco anos”, comentou José Paulo.

Com quatro votos certos e contando também com o apoio do vereador Lucrécio Bezerra, que, em uma atitude coerente e corajosa, manteve-se determinado a votar favorável aos pareceres do TCE, apesar de ser ligado ao grupo do prefeito, a oposição santanense resistiu firme às pressões do poder. “Se a atitude de todos os vereadores da oposição foi admirável, eu quero dizer que muito mais louvável foi a postura do vereador Lucrécio, que, por ser ligado ao grupo do ex-prefeito, sofreu todo tipo de pressão, mas se manteve coerente aos seus princípios e à legalidade, determinando-se a votar favorável ao TCE. Eu acho que no mundo não tem outro vereador capaz de ato tão nobre, tão coerente com a moralidade e com os princípios de representação dos interesses populares”, enfatizou Rênio, ao observar que "o que a gente quer é construir um município progressivo e moralizado".

A oposição santanense é a única do Vale que já está com a chapa pronta e anunciada para concorrer à Prefeitura no próximo ano: com o apoio do ex-prefeito Willame Teotônio, líder do PMDB local, o médio Hélio Ribeiro (PT) vai disputar a sucessão municipal, tendo como vice o vereador José Paulo (PV).

 Por Sousa Neto/Folha do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário