quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PSD pode perder o direito de disputar as eleições

Novo partido liderado por Rômulo Gouveia pode perder o direito de disputar as eleições

ESCÂNDALO: justiça detecta mais um indício de fraude na criação do PSD de Rômulo Gouveia e legenda pode perder o direito de disputar 2012


Atas de reuniões realizadas no Estado de São Paulo para a formação do PSD, partido a ser criado pelo prefeito Gilberto Kassab, são idênticas. Enviados para o Tribunal Regional Eleitoral, os registros de supostos encontros entre fundadores do partido em cidades paulistas são exatamente iguais, só mudando os nomes dos participantes das reuniões.

O Estado teve acesso a atas de reuniões nas cidades de Itupeva, Itu, Jaborandi e Ubatuba. Em todas elas, há trechos idênticos em que são registradas supostas declarações dos fundadores. Há frases iguais, como "externaram grande entusiasmo e alegria de estarem participando da construção do PSD, que já surge como uma das maiores forças políticas do País".

A organização de comissões municipais provisórias e o registro das atas das reuniões são uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para um novo partido ser criado. De acordo com a Resolução 23.282 do TSE, de 2010, os fundadores devem enviar à Justiça "cópia autêntica da ata da reunião de fundação do partido político". Os documentos com o mesmo teor podem ser um indício de que os encontros não aconteceram.

Na Paraíba, o PSD é comandado pelo vice-governador Rômulo Gouveia. Caso o partido não consiga comprovar a autenticidade das atas, a legenda poderá perder o direito de concorrer em 2012

Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário