sábado, 12 de março de 2011

Câmara de Santa Terezinha derruba veto do prefeito

A Câmara Municipal de Santa Terezinha Paraíba voltou a se reunir na tarde noite desta sexta-feira, dia 11 de março para mais uma sessão ordinária. A única ausência registrada foi a do vereador Jezualdo Dias (PSDB).
O fato marcante desta sessão foi a quebra do veto do prefeito Davi Cordeiro, que vetou uma emenda criada pela Câmara, que impede que o chefe do Executivo altere a estrutura do quadro de funcionários, visando a contratação e a criação de outros cargos, sem que antes chame as pessoas que foram aprovadas no último concurso público.

Segundo o vereador Salomão (líder da oposição), a emenda foi criada e aprovada pela Câmara, com a finalidade de obrigar o prefeito a chamar pessoas que foram aprovadas no último concurso. Salomão disse que o prefeito alegou inconstitucionalidade, quando em sua opinião não existiu.
Durante a sessão os vereadores usaram a tribuna da Casa Luiz Geraldo Camboim e fizeram as seguintes explanações:

Vilma Karla
Pediu mais valorização dos profissionais da saúde, e a contratação imediata de dentista; criticou a existência de mato nos terrenos baldios da cidade; pediu explicações ao prefeito com relação a quadra de esporte da cidade (segundo a vereadora, pessoas estão denunciando que nem tidos estão tendo acesso a referida quadro); reclamou das condições das estradas, etc.
Junior Corcino
Parabenizou a passagem do Dia da Mulher; lamentou as mortes no município; criticou de forma dura as condições das estradas do município; criticou o que classificou de caos na saúde no município; lamentou o abandono nos terrenos baldios; pediu que a prefeitura tomasse as providencia com relação a falta de lâmpadas em postes da cidade; pediu uma ação rápida contra dengue, etc.

Edilson Balancim
Apresentou um requerimento pedindo a presença do prefeito para explicar o motivo do mesmo não atender os requerimentos dos vereadores; pediu através de requerimento a construção de um Coreto na Praça Minel Leite; criticou bastante a saúde pública de Santa Terezinha; disse que um médico do município estava com falta de respeito com as pacientes; pediu a perfuração de poços para suprir a necessidade d’água do povo; e criticou a falta de lâmpadas nas vias públicas.

Salomão
Parabenizou as mulheres pela passagem do dia dedicado a elas; teceu duras críticas a saúde pública do município (chegando a denunciar que um médico do PSF local estava recomendado chá e reza em vez de remédio); cobrou a contratação imediata de médico para o município; lamentou bastante as condições das estradas vicinais; cobrou da prefeitura interesse em controlar a dengue desenfreada no município; criticou a deficiência da iluminação pública; pediu um reajuste para as pessoas que fazem o transporte dos professores para localidades distantes da sede do município; voltou a pedir a relação das pessoas cadastradas no Bolsa Família (segundo Salomão está existindo muito irregularidade nas informações repassadas pela prefeitura ao Governo Federal – ele chegou a afirmar que recebeu denúncia de que funcionários públicos estão cadastrados no Bolso Família, enquanto que família carentes ficaram de fora pelo cadastro da prefeitura); cobrou a abertura da quadra de esportes; e pediu condições dignas para o médicos trabalhares em Santa Terezinha (segundo ele, falta até alimento para esses profissionais).
Vereadores Célia e Borges
Otávio Neto
Cobrou a abertura da quadra de esporte (afirmando que recebeu denuncia de que só brinca quem o prefeito quer); disse que é preciso fiscalizar sempre o expediente dos médicos, (pois eles são pago com dinheiro do povo); criticou bastante a epidemia de dengue no município; e afirmou que também recebeu denúncia de que funcionários estão recebendo o Bolsa Família.

Borges
Parabenizou o dia da mulher; pediu que os vereadores falassem no posto médico do Sítio Quixaba que o prefeito recuperou; disse que as estradas serão recuperadas logo após a passagem do período chuvoso; informou que o prefeito está fazendo o roço do mato nos terrenos baldios; disse que o problema da saúde não era exclusivo da cidade de Santa Terezinha; defendeu o médico do PSF criticado pelos colegas (afirmando que muitas pessoas queriam receitas especiais que o profissional não podia receitar); e concordou com a proposta de Salomão de médicos, pelo menos dois (2) dias no município.
Zé Nilton
Cobrou do prefeito uma atenção especial aos professores que se deslocam para o interior do município; disse que a saúde quer pressa (que a Câmara pode até aprovar uma medida de última hora para ajudar o prefeito nesse problema); disse que os médicos não estão tendo o mesmo tratamento que receberam nas administrações passadas; criticou as condições das estradas; e parabenizou a passagem do dia da mulher.
Célia Cordeiro
Vereadores Edilson e Júnior Rebateu as afirmações sobre causo na saúde do município; disse que o problema da dengue não era somente do gestor público, mas de toda comunidade, por isso todos tinham que fazer sua parte; disse que a prefeitura já dispõe de cinco pessoas fazendo o trabalho de limpeza dos terrenos baldios; disse que a iluminação pública está sendo reposta, porém algumas pessoas não querem pelo fato de junto muito inseto neste período; disse que o executivo está trabalhando, que nesta época do ano é quase impossível recuperar as estradas por causa das chuvas, etc.
 

Equipe Patosonline.com

Um comentário:

  1. Vereadora, Maria Helena quero em primeiro lugar dizer da alegria de participar deste espaço que julgo ser democrático, ao tempo em que lhe parabenizo pelo brilhante trablho que vem desempenhando a frente desta edilidade,pois legislar é isso e defender povo e percebo que a Vossa Excelência traz junto ao seu cotidiano com parlamentar que estar esse espirito de lutas que ora lhe credencia para representar todos os filhos de Catingueira. Pois já disse o grande Franco Delano: Prefiro carregar sobre os ombros as cicatrizes da luta do quer nunca ter lutado, e é isso que percebo que a Vossa Excelência faz nesta terrinha.

    Parabens Vereadora.

    Dedé de Lula

    ResponderExcluir