quinta-feira, 10 de março de 2011

Senadores paraibanos estão com prestígio em alta no Congresso

Os representantes da Paraíba parecem estar com o prestígio em alta no Senado Federal. Desde o início da atual legislatura, em fevereiro, Cícero Lucena (PSDB), Wilson Santiago (PMDB) e Vital do Rêgo Filho (PMDB) vêm conquistando importantes espaços em Brasília. Além de cargos na mesa diretora, os parlamentares também estão ocupando vagas em importantes comissões da Casa.
Logo no começo da legislatura ficou claro que os senadores paraibanos não seriam meros coadjuvantes no Congresso: Cícero Lucena e Wilson Santiago foram eleitos para a mesa diretora. O tucano foi para a 1ª Secretaria e o peemedebista para a 2ª Vice-Presidência.
Como primeiro secretário, Cícero tem a tarefa de gerir administrativamente o Senado. A secretaria possui um quadro de mais de seis mil funcionários. O cargo ainda dá ao tucano o direito de administrar um orçamento de quase R$ 3 bilhões. Desde que assumiu, Cícero tem dito que seu papel será fazer com que o Senado funcione de forma mais produtiva e transparente.
Além de ocupar a 1ª Secretaria, Cícero também participa de cinco comissões permanentes no Senado. Ele é titular em duas delas e suplente nas outras três.
Já Wilson Santiago tem se destacado por vez ou outra presidir sessões no Senado, em substituição ao presidente José Sarney (PMDB-AP). Além de ser o 2° vice-presidente, Santiago também é titular de duas comissões e suplente em outras quatro.
Único representante da Paraíba sem cargo na mesa diretora, Vital do Rêgo ocupa os cargos de vice-líder do Governo e vice-líder do PMDB. O peemedebista também vai presidir duas comissões no Congresso, entre elas uma das mais importantes que é a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, que reúne deputados e senadores. Ele também vai estar à frente da Comissão Especial de Reforma Administrativa do Senado, que pretende alterar algumas regras de funcionamento da Casa.
Vital também vai integrar outras 11 comissões permanentes no Congresso. Sendo que em sete ele vai estar na condição de titular e em quatro como suplente.


Portal Paraíba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário