sábado, 30 de julho de 2011

Senador da PB é o campeão nordestino de projetos irrelevantes apresentados no Senado Federal

Senador da PB é o campeão nordestino de projetos irrelevantes apresentados no Senado Federal
No primeiro semestre do ano legislativo um paraibano já se destaca no cenário político de Brasília, porém por apresentar um resultado negativo no Congresso Nacional. Entre os 27 senadores do Nordeste Cícero Lucena (PSDB) é o que, proporcionalmente, mais apresentou projetos sem relevância no Senado Federal. Na contramão do caminho do tucano, está Vital do Rêgo Filho (PMDB) que está entre os senadores nordestinos que mais apresentaram matérias relevantes, 21 ao todo. Foram 187 propostas apresentadas pelos parlamentares da região, 31 delas (16,56%) são de paraibanos.

As categorias sem relevância são: Homenagens a pessoas e instituições; Batismos de logradouros, salas etc.; Simbologia; Cidades-símbolo, Cidades-irmãs; Pedidos de convocação de sessões solenes e especiais; e Datas comemorativas. Os dados são do projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil. Em números percentuais, Cícero Lucena pode se considerar o nordestino campeão de matérias irrelevantes. Todos os quatro projetos levados ao Senado pelo tucano foram sem relevância. Significa que 100% das propostas apresentadas pelo parlamentar foram consideradas irrelevantes.

Em números absolutos, o campeão em matérias sem relevância é o senador Eunício Oliveira (PMDB), do Ceará. Foram oito projetos irrelevantes, sendo que o parlamentar teve um aproveitamento de 61,9%, já que ele apresentou 21 propostas no Senado e 13 foram relevantes.

Em segundo lugar nesse quesito ficaram empatados os senadores Fernando Collor (PTB/AL), Renan Calheiros (PMDB/AL) e Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE). Eles apresentaram apenas uma proposta, cada um, e as três foram consideradas irrelevantes.

Matérias relevantes

O senador Vitalzinho (PMDB) faz o caminho inverso de Cícero Lucena e se destaca, entre os nordestinos, pelo número de projetos levados ao Senado Federal quem têm relevância. Todas as 21 matérias apresentadas pelo peemedebista foram consideradas relevantes. Um aproveitamento de 100%.

Vitalzinho aparece empatado com o senador, Ciro Nogueira (PP/PI). O piauiense também teve 100% de aproveitamento. Ciro apresentou 21 projetos.

Já o pernambucano Humberto Costa (PT/PE) teve 95,8% e, apesar de ter apresentado 24 projetos, sendo apenas um irrelevante, ele fica atrás em números percentuais.

Em segundo lugar de propostas com relevância aparece Eunício Oliveira (PMDB/CE) que apresentou 21 matérias, mas oito foram irrelevantes fazendo com que seu aproveitamento fosse de 61,9%.

Aproveitamento dos paraibanos

Os três senadores da Paraíba juntos apresentaram, ao todo, 31 projetos, cinco deles foram irrelevantes. Significa que o aproveitamento dos parlamentares paraibanos no Senado Federal foi de 81,81% nesse primeiro semestre.

Vital do Rêgo Filho (PMDB) apresentou 21 propostas, todas relevantes. Wilson Santiago (PMDB) levou ao Senado seis matérias, sendo que uma foi considerada irrelevante. Cícero Lucena (PSDB) apresentou quatro projetos e todos foram irrelevantes.











Nice Almeida

PolíticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário