terça-feira, 12 de julho de 2011

Candidata barrada pela Lei da Ficha Limpa toma posse nesta quarta-feira

Candidata barrada pela Lei da Ficha Limpa toma posse nesta quarta-feira
A Câmara dos Deputados vai empossar nesta quarta-feira (12) a ex-deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) – primeira parlamentar a assumir o mandato, após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a validade da Lei da Ficha Limpa. Ela recorreu ao (TRE) Tribunal Regional Eleitoral de seu estado depois de determinação do STF de que a Lei só poderá ser aplicada a partir das próximas eleições, em 2012.

De acordo com Janete, o impedimento à candidatura foi fruto de uma fraude.

- Fui barrada em função de uma grande fraude que houve no meu estado. Agora estou muito feliz. Lamento, apenas, não ter participado da votação do Código Florestal, mas vou retomar o debate na Casa.

A ex-deputada teve o registro eleitoral cassado depois da acusação de compra de votos nas eleições de 2002. Ela vai assumir a vaga da deputada Professora Marcivânia (PT-AP), que ficará na primeira suplência.

Em março deste ano, o STF determinou a liberação do registro de políticos barrados pela Ficha Limpa. Os recursos são analisados individualmente.

O marido de Janete, João Capiberibe (PSB), foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pela mesma acusação. Testemunhas revelaram à Justiça, no ano passado, que a ação foi armada e que os supostos eleitores “comprados” pelo casal receberam dinheiro para acusá-los. O caso ainda é investigado pelo Ministério Público Federal.

A deputada mais votada do Amapá afirmou recentemente, em entrevista ao R7, que foi “vítima de uma ação fraudulenta”.

Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário