sábado, 24 de setembro de 2011

Vereadores não aceitam participação popular em denominação de ruas de Patos

Encontra-se em bastante atrasado o trabalho do Legislativo patoense para resolver um antigo problema da cidade, que vem trazendo sérios prejuízos para muitas famílias, que é a denominação de cerca de 300 ruas. Por não ter um endereço as pessoas não conseguem receber correspondências, muito menos abrir uma conta bancária. Nesse caso é preciso colocar o endereço de algum parente ou amigo que não se incomode.

Este ano, depois de muitas reclamações o vereador Edileudo Lucena (PT) conseguiu uma audiência pública em que Câmara, Prefeitura e Correios se comprometeram resolver o problema até o final deste ano, ou seja, fazer a denominação de todos os logradouros que existem como Rua Projetada, através de projetos de lei no Legislativo.
Os referidos nomes das ruas deveriam ser escolhidos pelos habitantes das localidades, através de suas associações de moradores, como ficou acertado. Só que, segundo Edileudo, vereadores que não compareceram àquela audiência pública (apenas quatro marcaram presença) não aceitam que os próprios moradores façam a escolha, querem os louros dos projetos. Isso gerou indignação das associações comunitárias e de gente da própria comissão, a exemplo do vereador José Mota (PMDB), que não aceitou essa interferência e pediu desligamento da comissão. Hoje pode se dizer que está uma verdadeira torre de babel e os trabalhos demasiadamente atrasados.
Houve um levantamento foi iniciado, começando pela localidade Morada do Sol, saída para Piancó, foram encaminhadas 18 modificações de ruas, que já existiam e estão sendo ampliadas; outras dez estão recebendo nova denominação, apesar, segundo Edileudo, não existirem ainda (estão em loteamento), apenas para fazer uma experiência da comissão como proceder daqui pra frente. Já houve, segundo o petista, levantamento na área do Morro (Frei Damião) e Liberdade e há necessidade de denominação de 57 ruas, mas como alguns dizem é prerrogativa deles fazer essas denominações e não vão abrir mão disso, as coisas não conseguem andar. Ou seja, o sofrimento das pessoas não tem dia ou hora para acabar.
Faz parte da comissão de denominação das ruas um representante dos Correios, da Prefeitura e do Legislativo (Marcos Eduardo, Edileudo Lucena e Jefferson Melquíades). José Mota bateu de frente com os vereadores faltosos da audiência e decidiu sair da comissão. O mapeamento da comissão abrange dez bairros e mais de 70% dos trabalhos para detectar a necessidade de denominações ainda não foram concluídos.
O vereador Edileudo diz que vai cobrar atitude do presidente do Legislativo, Marcos Eduardo (PMDB), que estabeleça critérios para que haja agilidade nesse processo de denominação das ruas.

PB Noticias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário