sábado, 3 de setembro de 2011

60 toneladas de lixo vindo da Espanha desembarca no Brasil

Material foi importado por uma empresa de reciclagem do Rio Grande do Sul

Seis contêineres carregados com 60 toneladas de material plástico misturado a lixo orgânico chegaram ao Porto de Itajaí (SC), na semana passada.

Inspeção da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) constatou a presença de larvas e insetos na carga e, quando os contêineres foram abertos, uma leve fumaça --proveniente da decomposição do material-- escapou.

Segundo a Receita Federal, a carga veio da Espanha e passou pelo porto de Montevidéu (Uruguai) antes de chegar ao Brasil. O material foi importado por uma empresa de reciclagem do Rio Grande do Sul, que, devido ao sigilo fiscal, não teve o nome divulgado.

De acordo com o órgão, os contêineres deveriam conter aparas de plástico para a indústria de reciclagem.

A carga está armazenada numa área isolada do porto de Itajaí, onde irá permanecer até ser mandada de volta para a Espanha.

O inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Itajaí, José Carlos de Araújo, disse que caberá ao Ibama aplicar uma possível multa à empresa importadora e providenciar a devolução do material, também custeada pela empresa. A aduana da Espanha será informada.

Em junho de 2009, desembarcaram nos portos de Rio Grande (RS) e Santos (SP) 64 contêineres carregados com cerca de 1.200 toneladas de lixo tóxico, domiciliar e eletrônico vindos da Inglaterra. A carga foi devolvida em agosto do mesmo ano.

Em 2010, 22 toneladas de lixo doméstico com fraldas, ração de cachorro em decomposição e produtos de limpeza vindos da Alemanha chegaram ao porto de Rio Grande. A carga contaminada também foi devolvida.

Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário