sábado, 3 de setembro de 2011

Audiência Pública: Câmara de Santa Terezinha discute repasse do FUNDEF com professores


Foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 2 de setembro, uma Audiência Pública com os professores do município de Santa Terezinha Paraíba. O encontro teve a finalidade de discutir o rateio do FUNDEF, referente ao ano de 2010, o qual tem direito os professores.

 Compareceram o presidente do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e região, José Gonçalves, o procurador jurídico do município, advogado José Lacerda Brasileiro, vereadores e líderes e professores.
Após o uso da palavra pelos professores, vereadores, sindicalista e do procurador do município, ficou acordado a formação de uma comissão para discutir e acertar com o prefeito Davi Cordeiro, o pagamento do referido rateio.
Professores
A comissão teve a seguinte formação: Duas pessoas representando o Poder Legislativo (vereadores Júnior Corcino e Jezualdo Dias), dois representantes do professores (professores Lúcia e Francisca Costa), e será enviado um Ofício ao Executivo, para que apresente dois (2) representantes.
  Tantos os professores quanto os vereadores ficaram satisfeitos com o resultado da audiência.
Jezualdo, Borges e Célia
Após a Audiência Pública, os vereadores fizeram uma pequena pausa, e deram início a sessão ordinária.
 A mesma teve início com a ausência da vereadora Vilma Karla que justificou sua falta à presidência da Casa.
 Edilson Nascimento
 O primeiro a fazer uso da tribuna foi Edilson Nascimento, que apresentou um requerimento solicitando do Executivo, informação sobre a paralisação da construção das casas do programa Minha Casa Minha Vida. Segundo o vereador, a população está cobrando uma justificativa.
 Edilson parabenizou a realização da Festa dos Pais pela Prefeitura, disse que estava satisfeito com a recuperação das estradas vicinais, mas lamentou a situação da falta de médico no município.
 Borges
 O vereador Borges foi o segundo a fazer uso da palavra. Ele apresentou Votos de Pesar pela morte do senhor Manuel Oliveira, disse que o prefeito iria fazer o repasse do rateio aos professores, parabenizou a realização da festa dos pais, agradeceu a recuperação das estradas do município, disse que as casas do Sítio Várzea Alegre estão sendo concluídas pela Prefeitura, e por última registrou a presença do prefeito Davi Cordeiro na assinatura de convênio com o governo do estado na quarta-feira passado, onde foi garantida uma verba de R$ 150.000.00 (cento e cinqüenta mil reais) para construção de salas de aula no município. Borges também convidou em nome do prefeito todos para a festa de 7 de setembro e disse que o ensaio da banda não teve a intenção de atrapalhar a sessão da Câmara.
Edilson, Júnior e Zé Nilton
 Zé Nilton
 O vereador Zé Nilton também fez uso da palavra. Ele se acostou aos votos de pesar apresentados, parabenizou a realização da festa dos pais e recuperação das estradas, pediu a conclusão das casas do Sítio Várzea Alegre, lamentou a falta de médico na cidade, e repudiou o barulho feito pela banda marcial na hora da sessão.
 Salomão
 O vereador Salomão Cordeiro falou em seguida. Ele se acostou aos votos de pesar apresentados, parabenizou a realização da festa dos pais, protestou bastante pela passagem da banda marcial que ensaiava no momento da sessão (disse inclusive que irá apresentar um projeto que proibirá a realização de eventos na frente da Câmara no momento das sessões), lamentou a falta de médico na cidade, e apresentou um requerimento pedindo a colocação de uma placa externa com informações sobre a quadra poliesportiva da cidade. Salomão ainda pediu em forma de requerimento a restilação de um poço artesiano localizado na Rua José Simões.
 Júnior Corcino
 O vereador Júnior Corcino, se acostou aos votos de pesar apresentados, agradeceu a recuperação das estradas do município, lamentou a falta de médico no município, cobrou melhor estrutura para o PSF II, disse que o Poder Legislativo está cumprindo com o seu papel, disse que vai cobrar do Executivo o pagamento do Piso Nacional do professores, e por último apresentou um requerimento solicitando do DENIT a colocação de sinalização no trecho da BR-361, na localidade do Sítio São Gonçalo.
 Célia Cordeiro
 A vereadora Célia Cordeiro, se acostou aos votos de pesar apresentados, pediu desculpa pelo ensaio da banda. Segundo ela nada foi premeditado, apenas aconteceu um imprevisto e o ensaio que estava marcado para a quarta-feira passada teve que se adiado para a sexta. Ela lamentou que as duas médicas tivessem deixado o trabalho em Santa Terezinha. Célia fez um apelo para que outros médicos procurassem o município, pois a gestão iria dar todas as condições possíveis de trabalho, ela disse que a quadra poliesportiva da cidade já conta com uma placa interna, e explicou que os 150 mil reais que o município receberá do governo estadual será para estruturação de um colégio.
 Jezualdo Dias
 O vereador Jezualdo Dias se acostou aos votos de pesar apresentados (Manuel Oliveira e Zé de Deca Pirangir), parabenizou a realização da festa dos pais, agradeceu pela recuperação das estradas, disse que espera que o 150 mil reais realmente chegue ao município, apesar de afirmar que acredita nas promessas de Ricardo Coutinho – governador, disse que a audiência pública foi um sucesso, e lamentou a saída das médicos do município.
Otávio Neto
O presidente da Casa, vereador Otávio Neto, se acostou aos votos de pesar apresentados, lamentou bastante a passagem da banda marcial em frente da Câmara tocando no momento da sessão, e lamentou profundamente a saída das médicas da cidade.
A próxima sessão ordinária, que também deve ser antecedida de outra Audiência Pública – desta vez para discutir as atribuições do Conselho Tutelar, ficou marcada para o próximo dia 16 de setembro.

PatosOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário