quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sete sindicâncias são abertas para investigar presídios da Paraíba

A Secretaria de Administração Penitenciária abriu sete novas sindicâncias para a investigar fatos ocorridos em presídios da Paraíba. A formação das comissões sindicatórias foram publicadas na edição deste sábado (27) do Diário Oficial do Estado. Os atos foram assinados pelo gerente executivo do Sistema Penitenciário, Arnaldo Sobrinho.


Foram abertas sindicâncias em duas unidades prisionais de João Pessoa, a Penitenciária de Segurança Média e a de Psiquiatria Forense. Também foram abertos dois procedimentos de investigação em Campina Grande, na Casa de Detenção do Monte Santo e no Presídio do Serrotão. As outras três são na Cadeia Pública de Pocinhos, na Cadeia Pública de Catolé do Rocha e no Presídio Padrão de Santa Rita.
A reportagem do G1 entrou em contato com Arnaldo Sobrinho par ter mais detalhes sobre as sindicâncias, mas ele não atendeu as ligações telefônicas. Na semana passada, quando foram abertas outras nove sindicâncias, ele disse que trata-se de um procedimento normal da secretaria de Administração Penitenciária. De acordo com o gerente executivo, as investigações não estão ligadas a fatos ocorridos anteriormente nas unidades e possuem o objetivo de apurar infrações administrativas e possíveis desvios de condutas de servidores.
Nos últimos meses diretores de cadeia, presídios e agentes penitenciários da Paraíba vêm sendo investigados e denunciados, não apenas pela Secretaria de Administração Penitenciária, mas também por Ministério Público e polícia. Entre os casos mais recentes estão exoneração e prisão do diretor da cadeia do município de Sumé, no Cariri, e do diretor da Penitenciária Regional de Patos, exonerado e preso por envolvimento com tráfico de drogas.
 
Jhonathan Oliveira Do G1 PB
Vitrine Patos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário