domingo, 29 de abril de 2012

Jornal alerta para serviços bancários gratuitos desconhecidos


Jornal alerta para serviços bancários gratuitos desconhecidos
Foto: Francisco França
A secretária Juciana Paula Araújo observa mensalmente seus extratos bancários e já percebeu que sempre é descontado um valor referente a um pacote de serviços.
Paula nem sabe a que serviços tem direito com este pacote, mas acredita que este é um valor que ela é obrigada a pagar. "Percebi que algumas vezes esses descontos me impedem até de sacar todo o dinheiro que tem na conta, exatamente por causa do valor da tarifa", relatou.
A 'guerra' atual centrada contra os juros deixou de fora outro setor que consome muito dinheiro ao longo do ano de clientes de forma muitas vezes silenciosa: as tarifas bancárias.
Com contas em três instituições financeiras, o motorista Marcelo Pereira, também confessa que não observa o valor das tarifas bancárias. "São muitos números e termino não olhando tudo com detalhes", comentou.
O que a secretária e o motorista desconhecem é que eles têm direito ao acesso de vários serviços sem precisar pagar por um "pacote" pré-fixado. "Claro que seria muito bom não precisar pagar", afirmou Paula, acrescentando que geralmente utiliza apenas saques em terminais eletrônicos, e emissão de saldos e extratos (uma vez por mês) - serviços considerados essenciais e que com um limite de frequência mensal devem ser fornecidos gratuitamente.
SERVIÇOS GRATUITOS
Juciana Paula não sabe que podem ter acesso a alguns serviços essenciais gratuitamente, o que implica dizer que muitas pessoas não precisariam pagar os pacotes de serviço mensalmente.
Vigorando há mais de dois anos, a gratuidade para alguns serviços como a realização de até quatro saques por mês, de duas transferências entre contas por mês, emissão de dois extratos e fornecimento de cartão de cartão com função débito é determinada por uma Resolução do Banco Central. Mas, apesar do tempo em que a resolução já está em vigor, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), cerca de 80% dos brasileiros ainda não sabem que podem ter acesso aos serviços gratuitamente.
O economista Humberto Veiga, ex-funcionário do Banco Central e que atualmente mantém o blog de consultoria financeira www.betoveiga.com, orienta que sabendo bem quais são os serviços gratuitos e observando as necessidades mensais de cada cliente, é possível deixar de pagar tarifa bancária, economizando mensalmente o valor que seria descontado automaticamente na conta.
"Se você souber escolher, pode economizar uma boa grana todo mês. Uma atitude muito inteligente é não contratar pacotes de tarifas, além de ser comedido com as transações. Você pode fazer ilimitadas transações de pagamentos com o cartão magnético na função débito nas lojas, sem nenhum custo. Pode sacar até quatro vezes em dinheiro nos caixas e terminais dos bancos, e ainda pode imprimir dois extratos nesses equipamentos por mês. As consultas de extrato na internet são ilimitadas. A pergunta é: para que você quer pagar um pacote de tarifas do seu banco, então?", indagou, acrescentando que entre os itens "grátis" o consumidor tem direito ainda a dez folhas de cheque por mês.
Outra possibilidade de isenção de tarifa é a "conta-salário", que é uma conta destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.
Nesta modalidade de conta não é admitido outro tipo de depósito, além dos créditos da entidade pagadora e também não se pode movimentar cheques.

Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário