sábado, 22 de janeiro de 2011

"Ser catingueirense é ser devoto de São Sebastião"

A festa de São Sebastião  em  nossa Catingueira, ultrapassa as fronteiras da lógica e da curiosidade humana. Pois, traduz a fé só racionalizada pelos que entendem e acreditam além do materialismo. As palavras terrenas, em sua insuficiência descritiva, não alcançam o ápice das emoções que apenas os partipantes reconhecem. È um magnetismo que através da alma interage os corpos vivos e  unidos numa tradicional devoção. O sentimento religioso aflora com mais vida e revigora o catolicismo que, apenas o catingueirense sabe absorver e canalizar em energia dispensada  aos dez dias das festividades em homenagem ao padroeiro da cidade.
São alvoradas que despertam os moradores deste município interiorano, às cinco horas da manhã, intimando os fiéis à celebrarem o ofício divino às 5:30hs. São nove noites de oração, em novenas, que com a Ladainha de São Sebastião enaltecem a fé cristã. E quando chega o dia 20 de janeiro, a comunidade católica ,saudosamente, revive todo o sentimento religioso numa nostálgica procissão em reverência ao seu Santo Protetor. Neste itinerário de oração e devotamento, os filhos de Catingueira dão uma expressiva demonstração do sentimento que move os corações catingueirenses e incansavelmente reproduzem, em conjunto de espírito, a fé e os costumes deste povo sertanejo.
A festa de janeiro, como nós popularmente denominamos, tem um poder imperceptível a nossa restrita visão. Pois, é capaz de mobilizar toda uma cidade em um só sentimento: o de promoção da fé. E, ainda, uni ,fraternalmente, toda a sociedade em prol de uma festividade que do seu tradicionalismo é alimentada. Os filhos naturais migram dos lugares mais longínquos numa expoente denotação de fé e de amor ao Santo Padroeiro. E a comunidade católica representada, num estereótipo familiar, por todas as faixas etárias, confirma que: “ Ser catingueirense é ser devoto de São Sebastião”.

Procissão de São Sebastião dia 20 de janeiro de 2011

Missa campal após a procissão encerrando a festa de Pdroeiro

João Fernando, um dos soldadinhos de São Sebastião,filho da vereadora

Vereadora e seu outro filho de 8 anos, João Paulo


Vereadora com seu filho e Salomão Cordeiro com sua esposa Fátima Fausto

Vereadora com o casal Rivaldo Caetano, ex-prefeito, e Gracita

vereadora com seu filho e sua prima Rita de Cássia e a amiga Isabel

Noite de novena

Vereadora Solange com seu esposo Edvaldo e  Vereadora com seu esposo Woshington e seus dois filhos
Padres catingueirenses: Jorge, Fabrício e Gerinaldo e presidindo a missa solene o Pe. grandão, Maurício Sandro


Nenhum comentário:

Postar um comentário