quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Padre Fabrício Dias Timóteo se destaca em sabedoria e Catingueira em ascenção religiosa

No dia 15 de fevereiro de 2009, um jovem padre de apenas 29 anos de idade, era empossado administrador paroquial na Igreja Matriz de Catingueira, interior paraibano. O Pe. Fabrício Dias Timóteo, impressionou logo na chegada, em virtude  de sua jovialidade denunciada por um rosto quase adolescente. Na bagagem, a inexperiência de um recém ordenado que acabara de sair do seu estágio na Igreja de São Sebastião em Patos-PB, sua terra natal.
Contudo, o seu currículo já avisava de sua especial sabedoria e vocação religiosa. Quando adolescente, estudando no Instituto Educacional Vera Cruz, escola patoense onde terminou o ensino médio em 1997, já se apresentava em sua excepcionalidade como o mais promissor aluno daquela repartição escolar. E ,respaldando, as expectativas,  ingressou no curso de direito da Universidade Regional do Cariri, URCA, logo em 1998.
Entretanto, a vocação religiosa começou naquela mesma época a aflorar no coração e na vida do jovem Fabricio. E ao concluir o terceiro período do curso, encerrou também, sua idealizada carreira na magistratura, para abraçar o caminho desenhado em meio ao seu abrilhantado destino.
Entrou no Seminário Menor São José  em Patos no ano 2000, onde permaneceu por 1 ano. Em 2001 ingressou na Faculdade de Filosofia em Campina Grande, onde residiu por três anos:tempo de duração do curso. Em 2004,iniciou seus estudos teológicos em João Pessoa  para concluí-los em 2008 quando retornou à cidade de Patos para o seu estágio na Igreja de São Sebastião. Ainda, como estagiário,em setembro de 2008 e denotando sua introspecção de conhecimentos, assumiu , a convite do bispo diocesano Dom Manuel, a direção de uma das rádios mais tradicionais patoenses, a Rádio Espinharas. E a partir de então, sua predestinada missão de evangelizador se fortalecia e se firmava como um dos mais promissores pastores do catoliscismo.
No dia 09 de janeiro de 2009, a Igreja celebrava a ordenação deste ilustre pregador das palavras do Cristo, que cheio de idéias inovadoras foi contemplado com um dos desafios mais fervorosos do seu itinerário  religioso: administrar a Paróquia de São Sebastião em Catingueira-PB, terra do poeta repentista Inácio e dos irmãos no sacerdócio Padres Jorge Luis e Gerinaldo.
Concomitantemente, abraçou a missão e iniciou um processo de construção de um novo perfil sócio-religioso dos devotos e das devotas, daquela comunidade. E através da inovação dos conceitos e dos preceitos da religião católica, promoveu  uma transformação nos padrões e nos costumes cristãos catingueirenses. A tradicionalidade dos dogmas apostólicos ganhou um requinte de modernismo através do vanguardismo do Padre Fabrício que dividiu o processo de formação histórico-social da cidade caracterizando o antes e o depois do jovem vigário à frente da administração paroquial local.
Atualmente, Catingueira, celebra o sucesso seqüenciado da tradicional festa do seu padroeiro e resgata em suas memórias o legado deste Reverendo que ascendeu a pastoral familiar com sua contagiante expressão cristã;  implantatou o terço dos homens com a motivação de um pastor que cuida da integralidade do seu rebanho; incrementou o templo católico com o grupo do ECC ( Encontro de Casais com Cristo) destacando sua reverência aos valores familiares; e promoveu uma interação religiosa entre as comunidades, interagindo a zona rural e a cidade.
Hoje, o município ostenta o orgulho de ter Padre Fabrício como filho adotado pela Câmara Municipal através de um Decreto que apenas ratificou o que o Reverendo já havia conquistado com seu carisma e seu protótipo de bom pastor. E foi sua mansuetude e sua dedicada trajetória administrativa que  promoveu um sucesso em participação popular e em arrecadação financeira nas tradicionais festividades de São Sebastião, santo protetor dos católicos catingueirenses. Uma verdadeira revelação como administrador, qualidade esta que o fez ascender junto a Rádio Espinharas, o promovendo em outubro de 2010 à Direção-Geral daquele sistema católico de rádio-difusão.  
No próximo dia 15 de fevereiro, comemorar-se-ão  os dois anos de Padre Fabrício como vigário catingueirense e seus irmãos estarão sendo congratulados pela oportunidade de convivência e de aprendizado com o filho de Dona Ilma Dias e de seu Cláudio Timóteo.Um presente que veio em forma de um verdadeiro divulgador do Evangelho de Jesus Cristo que vem desbravando retóricas com o favorecimento da fé e do amor em Deus; um símbolo do Catolicismo moderno que vem ampliando os horizontes espirituais do seu rebanho e dismistificando as fronteiras da religião, com uma socialização de princípios  voltados para moralização das práticas cristães. Padre Fabrício, portanto, destaca-se em sabedoria e  Catingueira resgata sua fé.





Nenhum comentário:

Postar um comentário