No dia 15 de fevereiro de 2009, um jovem padre de apenas 29 anos de idade, era empossado administrador paroquial na Igreja Matriz de Catingueira, interior paraibano. O Pe. Fabrício Dias Timóteo, impressionou logo na chegada, em virtude de sua jovialidade denunciada por um rosto quase adolescente. Na bagagem, a inexperiência de um recém ordenado que acabara de sair do seu estágio na Igreja de São Sebastião em Patos-PB, sua terra natal.
Contudo, o seu currículo já avisava de sua especial sabedoria e vocação religiosa. Quando adolescente, estudando no Instituto Educacional Vera Cruz, escola patoense onde terminou o ensino médio em 1997, já se apresentava em sua excepcionalidade como o mais promissor aluno daquela repartição escolar. E ,respaldando, as expectativas, ingressou no curso de direito da Universidade Regional do Cariri, URCA, logo em 1998.
Entretanto, a vocação religiosa começou naquela mesma época a aflorar no coração e na vida do jovem Fabricio. E ao concluir o terceiro período do curso, encerrou também, sua idealizada carreira na magistratura, para abraçar o caminho desenhado em meio ao seu abrilhantado destino.
Entrou no Seminário Menor São José em Patos no ano 2000, onde permaneceu por 1 ano. Em 2001 ingressou na Faculdade de Filosofia em Campina Grande, onde residiu por três anos:tempo de duração do curso. Em 2004,iniciou seus estudos teológicos em João Pessoa para concluí-los em 2008 quando retornou à cidade de Patos para o seu estágio na Igreja de São Sebastião. Ainda, como estagiário,em setembro de 2008 e denotando sua introspecção de conhecimentos, assumiu , a convite do bispo diocesano Dom Manuel, a direção de uma das rádios mais tradicionais patoenses, a Rádio Espinharas. E a partir de então, sua predestinada missão de evangelizador se fortalecia e se firmava como um dos mais promissores pastores do catoliscismo.
No dia 09 de janeiro de 2009, a Igreja celebrava a ordenação deste ilustre pregador das palavras do Cristo, que cheio de idéias inovadoras foi contemplado com um dos desafios mais fervorosos do seu itinerário religioso: administrar a Paróquia de São Sebastião em Catingueira-PB, terra do poeta repentista Inácio e dos irmãos no sacerdócio Padres Jorge Luis e Gerinaldo.
Concomitantemente, abraçou a missão e iniciou um processo de construção de um novo perfil sócio-religioso dos devotos e das devotas, daquela comunidade. E através da inovação dos conceitos e dos preceitos da religião católica, promoveu uma transformação nos padrões e nos costumes cristãos catingueirenses. A tradicionalidade dos dogmas apostólicos ganhou um requinte de modernismo através do vanguardismo do Padre Fabrício que dividiu o processo de formação histórico-social da cidade caracterizando o antes e o depois do jovem vigário à frente da administração paroquial local.
Atualmente, Catingueira, celebra o sucesso seqüenciado da tradicional festa do seu padroeiro e resgata em suas memórias o legado deste Reverendo que ascendeu a pastoral familiar com sua contagiante expressão cristã; implantatou o terço dos homens com a motivação de um pastor que cuida da integralidade do seu rebanho; incrementou o templo católico com o grupo do ECC ( Encontro de Casais com Cristo) destacando sua reverência aos valores familiares; e promoveu uma interação religiosa entre as comunidades, interagindo a zona rural e a cidade.
Hoje, o município ostenta o orgulho de ter Padre Fabrício como filho adotado pela Câmara Municipal através de um Decreto que apenas ratificou o que o Reverendo já havia conquistado com seu carisma e seu protótipo de bom pastor. E foi sua mansuetude e sua dedicada trajetória administrativa que promoveu um sucesso em participação popular e em arrecadação financeira nas tradicionais festividades de São Sebastião, santo protetor dos católicos catingueirenses. Uma verdadeira revelação como administrador, qualidade esta que o fez ascender junto a Rádio Espinharas, o promovendo em outubro de 2010 à Direção-Geral daquele sistema católico de rádio-difusão.
No próximo dia 15 de fevereiro, comemorar-se-ão os dois anos de Padre Fabrício como vigário catingueirense e seus irmãos estarão sendo congratulados pela oportunidade de convivência e de aprendizado com o filho de Dona Ilma Dias e de seu Cláudio Timóteo.Um presente que veio em forma de um verdadeiro divulgador do Evangelho de Jesus Cristo que vem desbravando retóricas com o favorecimento da fé e do amor em Deus; um símbolo do Catolicismo moderno que vem ampliando os horizontes espirituais do seu rebanho e dismistificando as fronteiras da religião, com uma socialização de princípios voltados para moralização das práticas cristães. Padre Fabrício, portanto, destaca-se em sabedoria e Catingueira resgata sua fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário